EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA NO CHÃO DA ESCOLA/MEDIATION EXPERIENCES OF LITERARY READING ON THE SCHOOL FLOOR

Autores

  • Ângela Maria da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Aroldo José Abreu Pinto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Leitura Literária. Recepção. Escola.

Resumo

O trabalho proposto relata a análise de uma experiência realizada com os alunos do 2º ano do ensino Médio da Escola Estadual Professor João Batista no ano de 2020. Os alunos desenvolveram atividades de leitura, pesquisas sobre a biografia de autores mato-grossenses. Além disso, produziram ilustrações de poesias e contos, fizeram exposições dos resultados das produções textuais nas dependências da escola e participaram de um evento organizado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários – PPGEL, intitulado “Agenda Literária”, realizado no Centro Cultural do Munícipio de Tangará da Serra. Durante a participação dos alunos foram coletados depoimentos sobre a experiência da vivência da literatura no chão da escola e analisada pelo viés do método recepcional de Aguiar e Bordini (1998).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângela Maria da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professora de Língua Portuguesa e Literatura da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Mato Grosso.

  • Aroldo José Abreu Pinto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutor em Letras pela UNESP/Assis-SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado do Mato Grosso/UNEMAT, Campus de Tangará da Serra-MT. Professor do Departamento de Letras.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de e BORDINI, Maria da Glória. Literatura e Formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998.

BARTHES, R. Aula. São Paulo, Cultrix, 1980.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Revista Brasileira de Educação. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2002, nº 19.

BARTHES, R. O Prazer do Texto. Perspectiva S. A., 6ª ed. São Paulo, 2015.

CANDIDO, Antonio. A Literatura e a Formação do Homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Moderna, 1ª ed. 2000.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad.Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo, Contexto, 2014.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

MACHADO, Ana Maria. Silenciosa Algazarra. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ROUXEL A. Qu’entend-on par lecture littéraire? La Lecture et la culture littéraires au cycle des approfondissements. SCEREN, CRDP de Versailles, “Les Actes de la Desco”. P. 19-30. 2002.

ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

Silva, Ângela M. da, & Pinto, A. J. A. (2022). EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA NO CHÃO DA ESCOLA/MEDIATION EXPERIENCES OF LITERARY READING ON THE SCHOOL FLOOR. Revista Athena, 22(1), 04-17. https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/11436