NO BAÚ DE PECADOS, A LUXÚRIA: A PERSONAGEM FEMININA NA CONTÍSTICA DE AGNALDO RODRIGUES DA SILVA/IN THE BAÚ DE PECADOS, LUST: THE FEMALE CHARACTER IN AGNALDO RODRIGUES DA SILVA'S CONTISTICS
Palavras-chave:
Literatura mato-grossense. Agnaldo Rodrigues da Silva. Baú de pecados. Luxúria. FiguraçãoResumo
Este texto analisa a personagem feminina no conto “Luxúria”, de Agnaldo Rodrigues da Silva, à luz da teoria de Carlos Reis. O conto foi publicado em 2020, em um livro intitulado Baú de pecados, pela editora Carlini & Caniato. Trata-se de uma coletânea de dezoito contos ficcionais que abordam temáticas que se entrelaçam, entre as quais: mitos, mitologias, lendas e crenças. “Luxúria” compõe a parte de mitologias e traz a figura feminina como protagonista. No conto escolhido como corpus desta análise, o feminino é tomado como eixo da discussão, a partir da releitura de Maria Madalena, personagem bíblica, que, na construção do autor, adquire roupagens contemporâneas.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. et al. A personagem de ficção, 2ª. ed. São Paulo: Perspectiva. 2009. (Coleção debates; I/dirigida por J. Guinsburg).
SILVA, Agnaldo Rodrigues da. Baú de pecados. 1º edição. Cuiabá-MT: Carlini & Carniato Editorial, 2020, 96 p.
REIS, Carlos. Pessoas de livro: estudos sobre a personagem. 2ª ed. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2016.
SIGNIFICADOS, RELIGIÃO, Origens dos 7 pecados capitais: https://www.significados.com.br/origem-dos-7-pecados-capitais/. Acesso em: 02 Fev 2022.