OS VERSOS DO JORNAL ALVORADA: SUBVERSÃO DA AUTORIDADE DA ESCRITA/THE VERSES OF THE JOURNAL ALVORADA: SUBVERSION OF THE AUTHORITY OF WRITING
Palavras-chave:
Literatura. Imprensa periódica. Jornal Alvorada. Poema. Memória cultural.Resumo
Em janeiro de 1970 é publicada a primeira edição do jornal Alvorada, periódico vinculado à Prelazia de São Félix do Araguaia e um importante veículo de comunicação, que trazia conteúdo religioso, social e político e posicionava-se abertamente contra a ditadura militar, denunciava os conflitos existentes no sertão de Mato Grosso impactado pelos projetos de ocupação. Em 1977, o Alvorada iniciou uma campanha de incentivo à publicação de poemas. O resultado é um grande acervo de textos literários nas páginas do Alvorada, especialmente entre 1977 e 1988. Analiso esse fenômeno da literatura guiada pela seguinte questão: o jornal Alvorada pretendia instigar a criação de uma geração de escritores da região do Araguaia Xingu ou a poesia era uma das formas de lutar contra o analfabetismo e o isolamento social? O principal referencial teórico é Roger Chartier (2010) a partir de seu estudo sobre a história da escrita, do livro e da leitura, importante reflexão para se pensar na relação entre imprensa e literatura no jornal Alvorada.
Downloads
Referências
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Mapa do Analfabetismo no Brasil. Disponível em: Acesso em: 10 de setembro de 2022.
CHARTIER, Roger. A Aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
CHARTIER, Roger. Humanidades. Estudos avançados. v. 24, n. 69. p. 06-30, jan. 2010.
CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: cultura escrita e literatura (séculos XI – XVIII). São Paulo: Editora UNESP, 2007.
Jornal Alvorada. São Félix do Araguaia – MT, janeiro de 1970 a dezembro de 1989.
SCALOPPE, MARLUCE DE OLIVEIRA MACHADO. Práticas midiáticas e cidadania: o papel do jornal Alvorada na Prelazia de São Félix do Araguaia (1970-1984). Orientadora: Ludmila de Lima Brandão, 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2009.
ZORTEA, Claudia (Org.). Alvorada em versos. Cuiabá-MT: Carlini & Caniato Editorial, 2022.