O PROCESSO DE DESSACRALIZAÇÃO DAS DIVINDADES CRISTÃS E A SUBVERSÃO POÉTICA PRESENTES NA OBRA DE D. PEDRO CASALDÁLIGA /THE PROCESS OF DESACRALIZATION OF THE CREST DEITIES AND THE POETIC SUBVERSION PRESENT IN THE WORK OF D. PEDRO CASALDÁLIGA
Palavras-chave:
D. Pedro Casaldáliga. Dessacralização. Subversão. Poesia. Religião.Resumo
O artigo propõe um estudo analítico acerca da obra poética de D. Pedro Casaldáliga, em especial os temas da dessacralização e subversão, os quais foram pesquisados de maneira mais ampla na dissertação de Mestrado A dessacralização das divindades e a subversão na poética de D. Pedro Casaldáliga (2021), apresentada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UNEMAT. A ideia principal do texto será investigar a subversão poética que categorizava uma fé reflexiva e autônoma, capaz de produzir poemas lírico religiosos com um teor social, tornando-se insígnias importantes em defesa da terra, das tribos indígenas, dos posseiros, enfim, da luta pela igualdade. Os poemas analisados são apresentados nas obras: Antologia Retirante (1978), Cantigas Menores (1979). Para embasar a escrita foram utilizados os teóricos Antonio Candido (1981), (2006) e Alfredo Bosi (1977), (1992), (2002), o teólogo José Ramos Regidor (1996), o historiador Mairon Escorsi Valério (2012), críticos literários e a própria dissertação comentada.
Downloads
Referências
BÍBLIA SAGRADA: Edição Pastoral. Revisada por João Dias Goulart, 91.ed. São Paulo: Paulus, 1990.
BOFF, Leonardo; REGIDOR, José Ramos; BOFF, Clodóvis. A Teologia da Libertação – Balanços e perspectivas. São Paulo: Ática. 1996.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1977.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BOSI, Alfredo. Narrativa e resistência. Itinerários. UNESP, Araraquara, n. 10, 1996.
BOSI, Alfredo. Literatura e Resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CANDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
CANDIDO, Antônio. Literatura e Sociedade. 9. ed., Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
CASALDÁLIGA, Pedro. Creio na justiça e na Esperança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
CASALDÁLIGA, Pedro. Antologia Retirante, Poemas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
CASALDÁLIGA, Pedro. Cantigas Menores. Goiás: Projornal, 1979.
CASALDÁLIGA, P; VIGIL, J. M. Espiritualidad de la liberación. Editorial Sal Terrae, 1992. Disponível em: http://www.servicioskoinonia.org/Casaldaliga/poesia/antologia.htm
DAROLT, Priscila. A dessacralização das divindades e a subversão na poética de D. Pedro Casaldáliga. Dissertação de Mestrado. Tangará da Serra: UNEMAT/PPGEL, 2021.
SANTOS, Edson Flávio. Cercas malditas: utopia e rebeldia na obra de Dom Pedro Casaldáliga. Dissertação de Mestrado. Tangará da Serra: UNEMAT/PPGEL, 2011.
SILVA, Rosana Rodrigues da. Tempos de Libertação na Poética de Pedro Casaldáliga. Revista Norte@mentos 1 (2008): 1-11. Disponível em http://projetos.unemat.net.br/revista_norteamentos/arquivos/001/artigos/artigo_rosana_norte.pdf. Acesso em 30 jun. 2011.