ATRAJETÓRIA MUSICAL DE ADRIAN LEVERKÜHN DELINEADA NO ROMANCE DOUTORFAUSTO DE THOMAS MANN
Resumo
Neste trabalho, pretendemos analisar a trajetória musical da personagem Adrian Leverkühn, delineada no romance Doutor Fausto, de Thomas Mann, em vários aspectos: as influências musicais do personagem para compor um novo estilo musical, os comentários crítico-musicais de composições reais feitas por Theodor Adorno, presentes em todo o romance, o estilo de autores reais que Adrian escolhe para compor sua obra no interior do romance, evidenciando uma grande valorização, por parte do narrador, do músico na sua relação com a música e com a fala. Destaca-se entre essas referências do mundo musical no universo ficcional, o processo embrionário de sua “composição rigorosa”, inspirada na música dodecafônica de Arnold Schöenberg. Essa “composição rigorosa” é a razão pela qual Mefisto o escolhe para comprar-lhe seu tempo criativo e constitui uma representação metafórica de aspectos da mentalidade alemã que demonstram uma ambivalência entre a cultura humanística e o apelo ao pacto fáustico.