ATRAJETÓRIA MUSICAL DE ADRIAN LEVERKÜHN DELINEADA NO ROMANCE DOUTORFAUSTO DE THOMAS MANN

Autores

  • Beatriz Schmidt Campos

Resumo

Neste trabalho, pretendemos analisar a trajetória musical da personagem Adrian Leverkühn, delineada no romance Doutor Fausto, de Thomas Mann, em vários aspectos: as influências musicais do personagem para compor um novo estilo musical, os comentários crítico-musicais de composições reais feitas por Theodor Adorno, presentes em todo o romance, o estilo de autores reais que Adrian escolhe para compor sua obra no interior do romance, evidenciando uma grande valorização, por parte do narrador, do músico na sua relação com a música e com a fala. Destaca-se entre essas referências do mundo musical no universo ficcional, o processo embrionário de sua “composição rigorosa”, inspirada na música dodecafônica de Arnold Schöenberg. Essa “composição rigorosa” é a razão pela qual Mefisto o escolhe para comprar-lhe seu tempo criativo e constitui uma representação metafórica de aspectos da mentalidade alemã que demonstram uma ambivalência entre a cultura humanística e o apelo ao pacto fáustico. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

ATRAJETÓRIA MUSICAL DE ADRIAN LEVERKÜHN DELINEADA NO ROMANCE DOUTORFAUSTO DE THOMAS MANN. (2016). Revista Athena, 8(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/1176