DORORIDADE NEGRA: DIÁLOGOS ENTRE A NEGRA E PRETA SUSANA/BLACK DORORITY: DIALOGUES BETWEEN A NEGRA AND PRETA SUSANA

Autores

  • Paulo Eduardo Bogéa Costa Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Dororidade. Mulher negra. A negra. Úrsula. Preta Susana.

Resumo

Esta pesquisa procura refletir sobre os diálogos entre a obra A negra (1923), de Tarsila de Amaral, que revive o mito da negra na formação do povo brasileiro, que foi criada a partir de histórias contadas pelas empregadas negras da fazenda, e a personagem Preta Susana, do romance Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, que foi uma dessas mulheres escravizadas nas casas grandes. Por certo, ambas as caricaturas mostram a mulher negra atravessada pelo racismo e pelo sexismo, pelas tentativas de silenciamento e pela solidão que as afetam. Dessa forma, utilizaremos o termo dororidade (PIEDADE, 2019), que expressa a força da irmandade das dores vivenciadas nas trajetórias individuais das mulheres negras. Ou seja, as mulheres negras enfrentam ideologias semelhantes em realidade distintas. Logo, a investigação prosseguirá por meio de debates em torno dos eixos raça e gênero, propondo uma discussão crítica interseccional que permitirá compreender as relações entre sexismo e racismo, atuando como um agente transformador. Portanto, este artigo abordará as opressões enfrentadas pelas mulheres negras, analisando as diversas violências vividas, apresentando o feminismo negro, que se alia ao conceito de dororidade para compreender e fortalecer as lutas, combatendo as opressões e dores que as negras trazem consigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Bogéa Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL-UNEMAT).

Referências

ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres da colonial; estudo sobre a condição feminina através dos conventos e recolhimentos do sudeste 1750-1822. 1992. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. doi:10.11606/T.8.1992.tde-13092022-104820. Acesso em: 2023-06-26.

AZEVEDO, Letícia. A luta e a resistência da mulher negra no Brasil. Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, 2019. Disponível em: http://www.uesb.br/noticias/a-luta-e-a-resistencia-da-mulher-negra-no-brasil/. Acessado em 28 jun 2023.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. 200 p.

CISNE, M.; SANTOS, F. Feminismo, diversidade sexual e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018.

COLLINS, P. H. Em direção a uma nova visão: raça, classe e gênero como categorias de análise e conexão. In: COLLINS, P. H. Reflexões e práticas de transformação feminista. São Paulo: SOF, 2015.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEL PRIORE, Mary. Ao sul do corpo, condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: Olympio, 1993.

DEL PRIORE, Mary. Mulheres no Brasil colonial. São Paulo, Contexto, 2000.

GONZALEZ, Lélia. 2020. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar. 375 pp.

HOOKS, bell. Intelectuais negras. Tradução de Marcos Santarrita. Florianópolis: Revista Estudos Feministas, 1995

PIEDADE, Vilma. Dororidade. São Paulo: Editora Nós, 2019.

REIS, M. F. Úrsula. Porto Alegre: Zouk, 2018.

SAFFIOTI, H. I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1976.

SAFFIOTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Costa, P. E. B. (2023). DORORIDADE NEGRA: DIÁLOGOS ENTRE A NEGRA E PRETA SUSANA/BLACK DORORITY: DIALOGUES BETWEEN A NEGRA AND PRETA SUSANA. Revista Athena, 25(02), 75–90. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/12301

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS