CONSTRUÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO EM BUSCA DE SIGNIFICADOS, NA FÁBULA “A CIGARRA E A FORMIGA” NAS VERSÕES DE ESOPO, LA FONTAINE E MONTEIRO LOBATO/CONSTRUCTION, DECONSTRUCTION AND RECONSTRUCTION IN SEARCH OF MEANINGS, IN THE FABLE “A CIGARRA E A ANT

Autores

  • Sandra Regina Medeiros Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Artes. A cigarra e a formiga. Fábulas. Gênero textual. Literatura.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar como a história (fábulas) é vista na sociedade atual e como os valores atribuídos ao trabalho e à arte mudaram conforme o contexto histórico e social a partir da fábula a cigarra e a formiga, além de analisar a construção, desconstrução e reconstrução dessa fábula por meio das versões de Esopo, La Fontaine e Monteiro Lobato. A pesquisa em voga se caracteriza como bibliográfica, de abordagem qualitativa, natureza básica e caráter exploratório. Para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica utilizou-se livros e textos da literatura brasileira. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Como resultados verifica-se que as fábulas possuem relação com o contexto social e que na medida que o tempo passa ela é vista de um ponto de vista diferente, ou seja, são feitas construções, desconstruções e reconstrução de uma mesma história. Evidencia-se aqui também, a importância da contextualização das obras literárias, assim como da função da literatura de trazer à tona discussões sociais, a qual reflete valores morais e éticos de diferentes épocas e culturas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Regina Medeiros Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Literários, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Referências

A CIGARRA E A FORMIGA: a fábula de Esopo na versão brasileira. Disponível em: http://www.viagemlenta.com/2014/01/a-formiga-eo-gafanhoto-versao.html. Acesso em: 12 maio 2023.

CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CANDIDO, Antônio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos e a Literatura. Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.

EYBEN, Piero. Rastros do Impensado: a descontrução, a literatura. São Paulo: Horizonte, 2020.

FARENCENA, Gessélda Somavilla. Fábulas de Esopo e Millôr Fernandes: uma análise contextual. Linguagens e Cidadania, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/r1 Acesso em: 04 jun. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf . Acesso em: 18 jul. 2023.

HUTCHEON, linda. Poética do Pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LA FONTAINE, Jean de. Fables de Jean de La Fontaine. Paris: Delalain, 1829.

LA FONTAINE, Jean de. Fábulas de Esopo. Adaptação de Lúcia Tulchinski. São Paulo: Scipione, 2004.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.

LOBATO, Monteiro. Fábulas. 2. ed. Editora Globo. São Paulo, 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

NASCIMENTO, Evandro. Derrida e a Literatura: Notas de literatura e filosofia nos textos da desconstrução. 3. ed. São Paulo: Realizações Editora, 2019.

NETO, José Olímpio. Derrida: Notas sobre literatura e desconstrução. Ensaios Filosóficos, v. 10, p. 134-159, 2014. Disponível em: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo10/OLIMPIO_J_Derrida_notas_sobre_literatura_e_desconstrucao.pdf . Acesso em: 19 jul. 2023.

OTSUKA, Edu Teruki. Música popular e moderna poesia brasileira. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2018.p. 15.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SOARES, Magda. Letramento Literário: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.

SOUZA, Loide Nascimento de. Nas raias de um gênero: a fábula e o efeito fábula na obra infantil de Monteiro Lobato. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

CONSTRUÇÃO, DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO EM BUSCA DE SIGNIFICADOS, NA FÁBULA “A CIGARRA E A FORMIGA” NAS VERSÕES DE ESOPO, LA FONTAINE E MONTEIRO LOBATO/CONSTRUCTION, DECONSTRUCTION AND RECONSTRUCTION IN SEARCH OF MEANINGS, IN THE FABLE “A CIGARRA E A ANT. (2023). Revista Athena, 25(02), 91-109. https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/12302

Artigos Semelhantes

1-10 de 147

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.