ENTRE O CLAUSTRO E O ENAMORAMENTO. LEITURA DO CONTO «AS ORAÇÕES DE SOROR MARIA DA PUREZA» DE FLORBELA ESPANCA
Resumo
O nosso objetivo é analisar o conto “As Orações de Soror Maria da Pureza” a partir das relações amor humano versus misticismo. Mariazinha, moça de quinze anos enamorada por um rapaz de trinta com quem trava um namoro por entre as grades do jardim de sua casa, personifica dois ideais diferentes de “feminino”. Primeiramente, um feminino associado à pureza e à imaculidade humanas, pelas quais é reverenciada por seu noivo; posteriormente, aquando do falecimento deste e subsequente clausura de Mariazinha num convento da cidade de Toledo, período durante o qual se torna uma monja venerada até pela madre superiora, adquire o semblante de um ideal feminino divino, quer em atitudes, quer nas suas orações.Downloads
Referências
BATAILLE, George. O que é o erotismo?. In Arnaldo Saraiva (Org). O que é erotismo. Trad. Arnaldo Saraiva. Lisboa: Perspectiva 27, s.d., pp.36-49.
BESSA-LUÍS, Agustina. Prefácio. In Florbela Espanca. As Máscaras do Destino. 7.ª ed. Amadora: Bertrand Editora, 1998, pp.9-25.
ESPANCA, Florbela. As Máscaras do Destino. Introdução e biografia por Fabio Mario da Silva. São Paulo: Martin Claret, 2009.
JUNQUEIRA, Renata. Florbela Espanca. Uma estética da teatralidade. São Paulo: UNESP, 2003.
PEREIRA, José Carlos. Prefácio - A águia e o milhafre (derrota passional e malogro do EU absoluto na prosa literária de Florbela Espanca: dos contos ao diário). In Florbela Espanca. Obras Completas de Florbela Espanca: vol. III – Contos. Lisboa: Dom Quixote, 1985, pp.III-XXXV.
NORONHA, Luzia. Entre retratos de Florbela Espanca: uma leitura biografemática. São Paulo: FAPESP/ANNABLUME, 2001.
SÁ, Isabel Guimarães. Sá, Isabel dos Guimarães. “Os espaços de reclusão e a vida nas margens.” História da Vida Privada em Portugal. A Idade Moderna. Ed. José Mattoso e Nuno Gonçalo Monteiro. Lisboa, Círculo de Leitores, e Temas e Debates, 2011, pp. 276-299.
SILVA, Fabio Mario da. Estudos introdutórios: A construção de uma autoridade poética através das sensações e expressões da Dor no Livro de Mágoas. In Florbela Espanca. Obras Completas de Florbela Espanca: vol. I - Livro de Mágoas. Lisboa: Editorial Estampa, 2012, pp.17-28.
___________________. Introdução - As máscaras dramáticas da prosa de Florbela Espanca. In Florbela Espanca. As Máscaras do Destino. São Paulo: Martin Claret, 2009, pp.9-13.
SOLOVIEV, Vladimiro. A Verdade do amor. Trad. Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães Editores, 1985.