MARCAS DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA EM VIDAS SECAS E COMO ERA GOSTOSO MEU FRANCÊS DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS

Autores

  • Glaucia Fernandes Oliveira

Resumo

Este artigo propõe um estudo comparativo entre os filmes Como era gostoso o meu francês (1971) e Vidas secas (1963), ambos do cineasta Nelson Pereira dos Santos. A análise apresentada está baseada no Manifesto Antropofágo (1928) do modernista Oswald de Andrade, e no Manifesto – Estética da Fome (1965) de Glauber Rocha. Nossa hipótese de pesquisa é evidenciar as marcas da identidade nacional brasileira através da trajetória dos protagonistas dos filmes. Neste sentido, faremos um estudo sobre antropofagia no primeiro filme e, a fome e seca no segundo, mostrando de que forma tais fatores contribuiram fortemente para questões de ordem coletiva, exaltando os valores nacionais, desconstruindo a subalternidade indígena imposta pela colonização, e o processo de luta contra as mazelas sociais e seca no nordeste brasileiro.

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Referências

ANDRADE, Oswald de. “O manifesto antropófago”. In: Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.

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Filmes:

Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1963)

Como era Gostoso o Meu Francês (Nelson Pereira dos Santos, 1971)

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

Oliveira, G. F. (2014). MARCAS DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA EM VIDAS SECAS E COMO ERA GOSTOSO MEU FRANCÊS DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS. Revista Athena, 6(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/141

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS