MEMÓRIAS DO DESLOCAMENTO: UM ESTUDO DA OBRA PELO FUNDO DA AGULHA, DE ANTÔNIO TORRES

Autores

  • Claudia Eliane Zortea UNEMAT

Resumo

Neste trabalho discutimos o deslocamento do homem contemporâneo a partir do estudo da memória de Totonhim, personagem do romance Pelo fundo da agulha, escrito por Antônio Torres. A obra compõe uma trilogia que conta a saga de uma família de nordestinos dispersada pela perda da propriedade rural cujos membros, com exceção do pai, sentem necessidade de mudança visando melhores condições de vida. Em Pelo fundo da agulha, Totonhim, pelas vias da memória, faz uma viagem interior para reavaliar sua vida, desde antes de sair da terra natal até o presente, quando encontra-se deitado em sua cama, completamente angustiado e inerte. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizaremos como fundamentação teórica as reflexões de Edward Said sobre o exílio e de Maurice Halbwachs e Paul Ricoeur acerca da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução Laís Teles Benoir. São Paulo: Centauro, 2004.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François [et al.]. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2007

SAID, Edward W. Exílio intelectual: expatriados e marginais. In: Representações do intelectual: as Conferências Reith de 1993. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

____________. O papel público dos escritores intelectuais. In: Humanismo e crítica democrática. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

____________. Reflexões sobre o exílio. In: Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SAIDEL, Roberto H.; ALMEIDA, Ana Clara T. Leão. Os percalços da migração: memória e identidade na trilogia de Antônio Torres. Periódico de Diálogos Científicos, João Pessoa. V. 1, n. 5, p. 110 – 120, abril/2009.

TORRES, Antônio. Pelo fundo da agulha. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Zortea, C. E. (2014). MEMÓRIAS DO DESLOCAMENTO: UM ESTUDO DA OBRA PELO FUNDO DA AGULHA, DE ANTÔNIO TORRES. Revista Athena, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/187

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS