NOS LIMITES DA CRÔNICA: LYGIA FAGUNDES TELLES E A TRANSITORIEDADE HUMANA

Autores

  • Almir Gomes Jesus UNEMAT/PPGEL

Resumo

Neste artigo procuramos analisar a crônica Então, adeus! (2001) de Lygia Fagundes Telles, acercando-nos primeiramente de uma problematização das características intrínsecas ao gênero para posteriormente adentrarmos na imanência do texto buscando a sua interpretação. No primeiro momento, serão discutidas questões relativas à definição do gênero por suas especificidades temáticas, conteudísticas e formais, bem como por sua afinidade com a estrutura do conto. Em seguida, privilegia-se a interpretação do texto literário com enfoque em sua reflexão sobre a inextrincabilidade da morte para a vida humana. Assim, percebemos nas ações da personagem um movimento que vai da repulsa a sua condição de mortal até a conscientização do caráter contingencial da existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. “O pavor da morte”. In: ______. O medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CAMELLO, M. J. O. A questão da verdade na filosofia. Theoria, São Paulo, v. 1, nº 1, 2009.

CANDIDO, Antonio. “A vida ao rés-do-chão”. In: _______. et alii. A crônica: o gênero, sua fixação e as transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

FERREIRA, Sandra. A poesia do perecível. PROLEITURA. São Paulo: Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP, Grupo Acadêmico “Leitura e Literatuna na Escola”. Ano 5, nº 20, jun. 1998.

JANKELEVITCH, Vladimir. Pensar la muerte. Argentina: Fondo de Cultura Econômica, 2004.

MELO, J. M. “A crônica”. In: ______. Jornalismo opinativo. Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 2003.

TELLES, Lygia Fagundes. “Então, adesu!”. In: NESTROVSKI, Arthur (Org.). Figuras do Brasil: 80 autores em 80 anos de Folha. São Paulo: Publifolha, 2001.

VARGAS LLOSA. Mario. “La verdad de las mentiras”. In: ______. La verdad de las mentiras. España: Punto de lectura, 2007.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Como Citar

Jesus, A. G. (2014). NOS LIMITES DA CRÔNICA: LYGIA FAGUNDES TELLES E A TRANSITORIEDADE HUMANA. Revista Athena, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/195

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS