TRÊS VIESES DE ABORDAGEM DOS ESTUDOS CULTURAIS: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO ESCOLAR BÁSICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

  • Eudeir Barbosa de Oliveira IFRO
  • Sergio Francisco Loss Franzin IFRO

Resumo

Tematiza-se aqui a aplicação dos Estudos Culturais na Educação Básica. O objetivo geral é discutir as condições para o desenvolvimento dos Estudos Culturais no contexto da Amazônia. Em específico, pretende-se traçar uma relação entre eles e a formação escolar em geral, bem como apontar possibilidades de seu uso no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa é bibliográfica e documental. Abrange uma discussão dos Estudos Culturais em três vieses: da formação do professor; da prática pedagógica na Educação Básica; e dos determinantes das políticas de formação relativas aos dois vieses anteriores. Destaca-se que a Amazônia é um cenário complexo e que os Estudos Culturais são oportunidades para o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem que respeitem as identidades locais, tanto pelos determinantes regulamentares quanto pela necessidade imprescindível de aplicação de projetos interdisciplinares e interativos.

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Publicado

2014-12-03

Como Citar

Oliveira, E. B. de, & Franzin, S. F. L. (2014). TRÊS VIESES DE ABORDAGEM DOS ESTUDOS CULTURAIS: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO ESCOLAR BÁSICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Athena, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/197

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS