TRÊS VIESES DE ABORDAGEM DOS ESTUDOS CULTURAIS: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO ESCOLAR BÁSICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Resumo
Tematiza-se aqui a aplicação dos Estudos Culturais na Educação Básica. O objetivo geral é discutir as condições para o desenvolvimento dos Estudos Culturais no contexto da Amazônia. Em específico, pretende-se traçar uma relação entre eles e a formação escolar em geral, bem como apontar possibilidades de seu uso no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa é bibliográfica e documental. Abrange uma discussão dos Estudos Culturais em três vieses: da formação do professor; da prática pedagógica na Educação Básica; e dos determinantes das políticas de formação relativas aos dois vieses anteriores. Destaca-se que a Amazônia é um cenário complexo e que os Estudos Culturais são oportunidades para o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem que respeitem as identidades locais, tanto pelos determinantes regulamentares quanto pela necessidade imprescindível de aplicação de projetos interdisciplinares e interativos.Downloads
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