O OLHAR DA PERSONAGEM MARIA EMÍLIA SOBRE A VELHICE, NO CONTO “SENHOR DIRETOR”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES.
Resumo
O artigo que apresentamos estuda o conto “Senhor Diretor” de Lygia Fagundes Telles, publicado
no livro Seminário dos ratos (2009). O estudo gira em torno das reflexões que a personagem
Maria Emília faz sobre a velhice. Gozando de sua aposentadoria, a personagem que tem mais de sessenta
anos lamenta a sua solidão diante de um mundo no qual viveu e só agora o contempla, mas não se
encontra. Para fundamentar teoricamente a velhice trabalhamos, principalmente, com Simone Beauvoir
(1990) e Ecléa Bosi (1994) entre outros. Na tentativa de se encontrar temporalmente Maria Emília devaneia
através de seus pensamentos e aborda de forma imaginária tudo que viveu. Estudamos o tempo que
ecoa pelas suas palavras pelo viés teórico sustentado por Jean Pouillon (2010) e Benedito Nunes (2000)
entre outros autores que nos permitem pensar a velhice através da tecitura temporal construída no conto.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone. A velhice. Tradução de Maria Helena Franco Monteiro. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1990.BEGER, Maria Lúcia Martuscelli. DERNTL Alice Moreira. Revista kairós. São Paulo,
(2), dez. 2005, pp. 221-234.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. - 3 ed. – São Paulo: Companhia
das Letras, 1994.
CARIDADE, Amparo. “Sexualidade e envelhecimento” Revista kairós. São Paulo, 8(2),
dez. 2005, pp. 263-275.
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CARROZZA, Elza. Esse incrível jogo do amor. São Paulo: Hucitec, 1992.
CUNHA, Rosemyriam. Um estudo psicossocial sobre a vida e as aspirações de mulheres
com mais de setenta anos na cidade de Curitiba. Tese (Doutorado) – Setor de
Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2008.
LAMAS, Berenice Sica. Lygia Fagundes Telles: imaginário e a escrita do duplo. Tese de
doutorado. UFRS. Porto Alegre: 2002.
LIMA, Suzana Moreira. O outono da vida: trajetórias do envelhecimento feminino em
narrativas brasileiras contemporâneas. Tese de doutorado. Universidade de Brasília:
Brasília, 2008.
LOUREIRO, Altair Macedo Lahud. A velhice e a morte: subsídios para possíveis avanços
do estudo. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1ª impressão, 2000.
MESSY, Jack. A pessoa idosa não existe. Tradução de José de Souza e Mello Werneck.
São Paulo: ALEPH, 1999.
NUNES, Benedito. O Tempo na narrativa. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo:
Ática, 1988.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tradução Claudia Berliner; revisão da tradução
Valéria Martinez de Aguiar; introdução Hélio Salles Gentil. São Paulo: Editora WMF
Martins Fontes, 2010.
ROCHA, E. G. “Estatuto do idoso: um avanço legal”. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez
on line (www.proec.ufg.br).
SANT’ANNA, Mara Rúbia. O velho no espelho: um cidadão que envelheceu. Florianópolis:
Ed. da UFSC, 2000.SILVA, Vera Maria Tietzmann. A metamorfose nos contos de Lygia Fagundes Telles.
Rio de Janeiro: Vivência, 1985.
SILVA, Vitor Manuel Aguiar e. Teoria da literatura. Coimbra – Portugal: Livraria Almedina,
TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor: fragmentos. Rio de Janeiro: Rocco,
_____. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
_____. Antes do baile verde. 13ª Edição. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1986.
_____. A noite escura e mais eu. – 4ª. Ed. – Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
_____. As cerejas. (Série: outras palavras). São Paulo: Atual, 1992.
_____. Cadernos de literatura brasileira. Instituto Moreira Salles. Nº 5 – março de
_____. , Paulo Emílio Salles Gomes. Capitu. São Paulo: Siciliano, 1993.
_____. Conspiração de nuvens. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
_____. CULT – Revista brasileira de literatura. Número 23. São Paulo: Lemos Editorial,
junho de 1999.
_____. Durante aquele estranho chá – perdidos e achados. Organização Suênio Campos
de Lucena. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
_____. Invenção e memória. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
_____. Mistérios. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
_____. Os melhores contos de Lygia Fagundes Telles. 3ª Edição. São Paulo: Global,
_____. Seminário dos ratos. Posfácio de José Castello. São Paulo: Companhia das Letras,
_____. Venha ver o pôr-do-sol e outros contos. São Paulo: Ática, 1998.Data de aceite do texto: 03/06/2013. O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade
da autora.