Revista Athena vol. 04, nº 1, 2013 75 MNEMOSYNE NA TERRA DO NUNCA: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM PETER E WENDY, DE JAMES BARRIE. (MNEMOSYNE IN NEVERLAND: MEMORY AND FORGETTING IN PETER AND WENDY BY JAMES BARRIE).

Autores

  • Heitor Tavares Zanoni UFU

Resumo

Este artigo visa analisar o livro Peter e Wendy (1911), de James Barrie, do ponto de vista da
memória e do esquecimento. A pretensão é fazer uma comparação entre os personagens Peter Pan e
Wendy Darling, pois enquanto Peter é o garoto que se recusa a crescer e não se recorda de suas aventuras
por muito tempo, Wendy é uma garota que conserva uma excelente memória, garantindo que a trama se
desenvolva oscilando entre os reinos da fantasia e da realidade, e permitindo que os limites desses dois
domínios não sejam ultrapassados. Assim, no presente artigo, busca-se, primeiramente, realizar uma
retomada histórica sobre os principais estudos e estudiosos clássicos da memória, para em seguida analisar
o livro em questão. A conclusão a que foi possível chegar é que a memória liga o presente ao passado.
Ela apresenta ao ser humano o processo pelo qual ele se constituiu, ou seja, como foi construída
a sua identidade, como são construídas suas diferenças em relação aos demais. É por meio da memória
que temos a singular capacidade de nos admirarmos diante do que se apresenta como novidade. Ainda
assim, estamos sempre oscilando entre a memória e o esquecimento, entre o ser e o não ser mais. Esse é
um dos grandes mistérios da vida humana, pois precisamos de ambos os domínios para viver. Memória
e esquecimento fazem parte da vida dos seres humanos, e é necessário saber transitar entre os dois, para
que possamos construir nossas identidades e saber lidar com nossas diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRIE, J. M. J. M. Barrie (1860 – 1937). In:______. Peter Pan: Peter e Wendy seguido

de Peter Pan em Kensington Gardens. Trad. Rodrigo Breunig. Porto Alegre: L&PM,

, 1 – 2.

BARRIE, J. M. Peter e Wendy. In:______. Peter Pan: Peter e Wendy seguido de Peter

Pan em Kensington Gardens. Trad. Rodrigo Breunig. Porto Alegre: L&PM, 2011, 7 –

BOSI, A. O tempo e os tempos. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São

Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 19 – 32.

CORSO, D. L.; CORSO, M. Crescer ou não crescer. In:______. Fadas no divã: Psicanálise

nas Histórias Infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 227 – 242.

GAGNEBIN, J. M. O que significa elaborar o passado?. In:______. Lembrar escrever

esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006, p. 97 – 105.

HESÍODO. Teogonia: A Origem dos Deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras,

ROSARIO, C. C. do. O lugar mítico da memória. Morpheus – Revista Eletrônica de Ciências

Humanas, v. 01, n. 01, 2002. Disponível em: <http://www.unirio.br/morpheusonline/

numero01-2000/claudiarosario.htm>. Acesso em 01 de jan. 2013.

YATES, F. A. As Três Fontes Latinas da Arte Clássica da Memória. In:______. A arte da

memória. Trad. Flavia Bancher. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007, p. 17 – 45.

YATES, F. A. A Arte da Memória na Grécia: A Memória e a Alma. In:______. A arte da

memória. Trad. Flavia Bancher. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007, p. 47 – 71.

***

Texto aceito em: 03/06/2013. O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade

do autor.

ROSÁRIO, 2002.

Downloads

Publicado

2018-04-29

Como Citar

Zanoni, H. T. (2018). Revista Athena vol. 04, nº 1, 2013 75 MNEMOSYNE NA TERRA DO NUNCA: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM PETER E WENDY, DE JAMES BARRIE. (MNEMOSYNE IN NEVERLAND: MEMORY AND FORGETTING IN PETER AND WENDY BY JAMES BARRIE). Revista Athena, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/206

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS