O EFEITO DO AMOR: UMA PERSPECTIVA TRÁGICA NOS CONTOS “NO MOINHO”, DE EÇA DE QUEIRÓS E “EVOCAÇÃO” DE JOSÉ DE MESQUITA/THE EFFECT OF LOVE: A TRAGIC PERSPECTIVE IN THE SHORT STORY "NO MOINHO", OF EÇA DE QUEIRÓS AND "EVOCAÇÃO", OF JOSÉ DE MESQUITA
Resumo
O presente trabalho faz uma construção comparatista dos contos “No moinho”, de Eça de Queirós e “Evocação”, de José de Mesquita na perspectiva do trágico e do amor. Faz-se necessário compreender a concepção de tragédia e trágico, e distinguir as forças míticas dionisíacas e apolíneas concebidas por Nietzsche. Pretendemos, pois, abordar o trágico, na concepção nietzschiana que está em assumir a vida em toda a sua grandeza e como as mudanças de paradigmas da modernidade à pós-modernidade implicaram novas perspectivas de encarar a vida.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. In: ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A Poética clássica. São Paulo: Cultrix, 1981. p.17-54.
FRYE, N. O mythos do outono: a tragédia. In: ___. Anatomia da crítica. São Paulo: Cultrix, s.d. p.203-219.
GATTO, D. A Tragédia na ficção de Mário de Andrade. Assis, 2004. 366f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
KOSSOVITCH, L. Signos e poderes em Nietzsche. São Paulo: Ática, 1979.
LESKI, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 2001.
LINS, Osman. Lima Barreto e o Espaço romanesco. São Paulo: Ática,1976. Ensaios, 20.
MACHADO, Roberto. O Nascimento do Trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
MENDONÇA, Adriana Monteiro. O trágico em “No moinho” de Eça de Queirós. 2013. 32 f. Monografia - Curso de Letras, Departamento de Letras, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, Tangará da Serra, 2013.
MESQUITA, José de. Evocação. In: MESQUITA, José de. A Cavalhada: contos mato-grossenses. Cuiabá: Escolas Profissionais Salesianas, 1927. p. 131-138. Disponível em: <http://www.jmesquita.brtdata.com.br/1927_Cavalhada.pdf>. Acesso em: 17 set. 2014.
NIETZSCHE, F. Introdução à Tragédia de Sófocles. Trad. Ernani Chaves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como se chega a ser o que é. Tradução de Artur Morão. Covilhã: 2008.
____________. O Nascimento da Tragédia. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PIRES, Edini Maria da Silva. A condição trágica do amor no conto "Evocação" de José de Mesquita. 2015. 50 f. Monografia - Curso de Letras, Departamento de Letras, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, Tangará da Serra, 2015.
QUEIRÓS, Eça de. No Moinho. Pará de Minas: virtualbooks, 2003.
ROSENFELD, Anatol. Prismas do Teatro. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993.
SCHILLER, F. Teoria da tragédia. São Paulo: Herder, 1964.
UNAMUNO, Miguel de. O sentido trágico da vida. São Paulo: Hedra, 2013.