ESPAÇOS DE ESPERANÇA: O SONHO DIURNO NA MEDITAÇÃO DO AMANHÃ NOS POEMAS DE JOSÉ CRAVEIRINHA E DE DOM PEDRO CASALDÁLIGA/HOPE SPACES: THE DAY DREAM IN MEDITATION TOMORROW IN POEMS OF JOSÉ CRAVEIRINHA AND DON PEDRO CASALDÁLIGA

Autores

  • Cleonilde Ribeiro de Souza Costa UNEMAT

Resumo

O artigo aborda o comparatismo literário que ocorre entre o poema “Sementeira” (1ª versão) de José Craveirinha e “Pequena Profissão de Esperança Total”, de D. Pedro Casaldáliga. O estudo foi realizado a partir da concepção de “macrossistema”. Esse procedimento estabelece estratégias para análise de obras pertencentes a sistemas literários nacionais em Língua Portuguesa. O conceito de Utopia foi utilizado para mostrar a capacidade de criar imagem poética que imprime modo de construção social por meio do desejo, unindo expectativa e esperança em representações de mundos que emergem do contexto político/social. Os poemas apresentam confluências, considerando as relações que cada um estabelece com a cultura local de cada sistema e, que mantém um diálogo à medida que o leitor percebe a construção das imagens poéticas representantes de um mundo ainda no “devir”, mediante ao sonho diurno que se universaliza pela Esperança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonilde Ribeiro de Souza Costa, UNEMAT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários Mestrado/Doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra/MT. Orientadora: Profa. Dra. Vera Maquêa.

Referências

ABDALA JUNIOR, Benjamin. Literatura Comparada e Relações Comunitárias Hoje. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

_______________. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa do século XX. 2ª ed. Cotia, SP: Ateliê, 2007.

_______________. De Vôos e Ilhas: Literatura e Comunitarismos. 1ª ed. Cotia, SP: Ateliê, 2003.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

CABAÇO, José Luís de Oliveira. Moçambique: identidades, colonialismo, libertação. 475f. Tese (Doutorado em antropologia). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Letras e Ciências Humanas. USP- São Paulo, 2007.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. 12ª edição. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

CASALDÁLIGA, Dom Pedro. Antologia Retirante. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1978.

CRAVEIRINHA, José. Obra Poética. Maputo, 2002.

MAQUÊA, Vera. Política e ideia de nação em Xigubo, de José Craveirinha. Revista Mulemba n- 11 UFRJ- Rio de Janeiro. Dezembro, 2014. Acesso em abril de 2015 em http://setorlitafrica.letras.ufrj.br/mulemba/numero_atual. php.

MACEDO, Tania Celestino. A Presença da Literatura Brasileira na Formação dos Sistemas Literários dos Países Africanos de Língua

Portuguesa. In: ABDALA JUNIOR, B. (Org.) Estudos Comparados Teoria, Crítica e Metodologia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014. p. 443-478.

MÜNSTER, Arno. Ernst Bloch: Filosofia da práxis e utopia concreta. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

PAZ, Octavio. O arco e lira. Traduzido por: Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Como Citar

Costa, C. R. de S. (2017). ESPAÇOS DE ESPERANÇA: O SONHO DIURNO NA MEDITAÇÃO DO AMANHÃ NOS POEMAS DE JOSÉ CRAVEIRINHA E DE DOM PEDRO CASALDÁLIGA/HOPE SPACES: THE DAY DREAM IN MEDITATION TOMORROW IN POEMS OF JOSÉ CRAVEIRINHA AND DON PEDRO CASALDÁLIGA. Revista Athena, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/2109

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS