CORTÁZAR: CASA, TRICÔ, LIVROS E LITERATURA/CORTAZAR: HOME, KNITTING, BOOKS AND LITERATURE

Autores

  • Daniel Aparecido Burgos de Araújo UNEMAT

Resumo

Neste artigo, retomamos interpretações e reflexões sobre o conto Casa tomada de Julio Cortázar. Nossa leitura sobre o conto está relacionada aos conceitos de Cortázar e Piglia. Como referencial teórico, usamos questões apontadas por Arrigucci Junior, Todorov e Rosset. E no que se refere à história da Argentina e o período de ditadura, apoiamo-nos em Neiburg. O objetivo deste artigo é despertar discussões e apresentar uma leitura a partir do duplo construído no conto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Aparecido Burgos de Araújo, UNEMAT
    Professor de Língua Portuguesa e Espanhola. Graduado em Letras (UNEMAT), com especialização em Literatura mato-grossense (UNEMAT) e mestrando em Estudos Literários (PPGEL/UNEMAT).

Referências

ALVAREZ FERREIRA, Agripina Encarnacion. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos Bachelardianos. Londrina : Eduel, 2013.

ARRIGUCCI JUNIOR, David. Achados e perdidos: ensaios de crítica. São Paulo: Polis 1979.

______. O escorpião encalacrado: A poética da destruição em Julio Cortázar. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

BACHELARD, Gaston. A Poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARNES, Jonathan. Filósofos Pré-Socráticos. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BERETTA, Alcides et ali. Los años de La ilusión de masas: la Argentina, de Yrigoyen a Perón (1930-1955). Montevidéu: Universidad de La República, 1997.

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto e do conto breve e seus arredores. In Valise de cronópio. Trad. Davi Arrigucci Jr. E João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006.

CORTÁZAR, Julio. Bestiário. Rio de Janeiro: Ed. Expressão e Cultura, 1971.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em Cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Tradução de Salma Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HOROWICZ, Alejandro. Los cuatro peronismos. Buenos Aires: Edhasa, 2005.

LUNA, Félix. Perón y su tiempo: II. La comunidad organizada 1950-1952. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 2000.

NEIBURG, Federico. Os Intelectuais e a Invenção do Peronismo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

PIGLIA, Ricardo. Tesis sobre el cuento. Formas breves. Buenos Aires: Editorial Anagrama, 1986.

PRADO, Maria Lígia (Org.). Vargas & Perón: aproximações e perspectivas. São Paulo: Memorial da América Latina, 2009.

ROMERO, Luis Alberto. História Contemporânea da Argentina. Jorge Zahar, 2006.

ROSSET, Clément. O real e seu duplo: ensaio sobre a ilusão. Traduzido por José Thomaz Brum. Porto Alegre: L&PM,1998.

SARLO, Beatriz. A Paixão e a Exceção: Borges, Eva Perón, Montoneros. Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

SHUMWAY, Nicolas. A Invenção da Argentina: história de uma ideia. EDUSP; Brasília: Editora UnB, 2008.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2008

TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

VIÑAS, David [et. al.]. (Orgs.). El peronismo clássico (1945-1955): Descamisados,Gorilas y Contreras. Buenos Aires: Paradiso: Fundación Crónica General, 2007.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

CORTÁZAR: CASA, TRICÔ, LIVROS E LITERATURA/CORTAZAR: HOME, KNITTING, BOOKS AND LITERATURE. (2017). Revista Athena, 11(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/2110