O HERÓI EM TEMPOS MODERNOS/HERO IN MODERN TIMES

Autores

  • Elisângela da Silva Nazareth UNEMAT

Resumo

Este artigo visa o desenvolvimento de uma pesquisa maior sobre o teatro brasileiro, a partir da peça teatral O Pagador de Promessas, de Dias Gomes. Dias Gomes cria o herói Zé do Burro o qual chama atenção do leitor/espectador pela convicção religiosa imutável pelas quais ele não pode renunciar sem renunciar à sua dignidade e, portanto, à própria substância humana. O personagem morre, mas não cede. Nesse sentido, a discussão tomou como eixo a construção de um herói moderno, em que a propaganda ideológica oferece a seus credores o poder da mudança que carrega em seu tempo, a historicidade de uma época, discutida pelo panorama literário. Discussão essa embasada em teóricos consagrados, como Peter Szondi, bem como em contextos históricos e concepções de mito, costumes, crenças, valores, misticismos e religiosidade de um povo.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisângela da Silva Nazareth, UNEMAT
    Elisângela Da Silva Nazareth - Mestre em Estudos Literários pela Universidade do Mato Grosso – UNEMAT. Pedagoga pela Universidade de Mato Grosso – UNEMAT. Psicóloga pela Faculdade do Pantanal – FAPAN.

Referências

ALVES, Rubem. A maça e outros Sabores. Curitiba: 2 ED. Papirus Editora, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. O discurso no romance. In: ____. Questões de literatura e estética. São Paulo: Hucitec, 1990.

______. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1999.

BEAUVOIR, Simone. A Força das Coisas. Tradução de Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido E Outras Poéticas Políticas. 6°. ED. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A, 1991.

CAMPBELL, Josef. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991.

CAMPOS. Aparecida Fátima Camilo. A Religiosidade na Obra In Nomine Dei de José Saramago. Monografia (Graduação em Letras). Universidade Do Estado de Mato Grosso, 2004.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.

CANDIDO, PRADO, ROSENFELD. A Personagem de Ficção. 10° ED. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CARLSON, Marvin. Teoria do Teatro: Estudo Histórico Critico, dos gregos à atualidade. São Paulo: Afiliada, 1995.

ELIADE, Mircea. O Sagrado e Profano. A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FREUD, Sigmund. (1976a). O Futuro de uma Ilusão (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. 21), Imago (Originalmente publicado em 1927).

______. O Mal estar na Civilização, Novas Conferências Introdutórias e Outros Textos (1930-193). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GOMES, D. Apenas um subversivo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

______. O Pagador de Promessas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

______. O Santo Inquérito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.

JOHSON, Paulo. Psicologia da religião. São Paulo: Aste, 1964.

SANCHIS, Pierre. O campo religioso será ainda o campo das religiões? In: HOORNAET, Eduardo. História da Igreja na América Latina e no Caribe – 1945-1995. O debate metodológico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995-(CEHILA). p. 96-97.

NAZAR, Sergio David. Freud e a Religião. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)