OLHARES: MORTE E METATEXTUALIDADE EM RUBEM FONSECA E CAIO FERNANDO ABREU/LOOKS: DEATH AND METATEXTUALITY IN RUBEM FONSECA AND CAIO FERNANDO ABREU

Autores

  • Ewerton Rezer Gindri UNEMAT

Resumo

Entre os gregos, o olhar recebeu um tratamento especial. Destaca-se, nesse trabalho, dois exemplos, o mito de Cupido e Psiquê e o de Narciso. Diferente do que ocorre com Psiquê, no mito de Narciso a visão torna-se efetivamente uma prisão e a efetivação da maldição recebida. O jovem humano que ousou recusar o amor divino acaba preso pelo amor que sente por sua própria imagem. Veremos, nesse artigo, a partir de uma abordagem comparativista, e tomando por base, especialmente, os pensamentos de Maurice Blanchot e Giorgio Agamben, como Rubem Fonseca e Caio Fernando Abreu trabalham essa temática, procurando ressaltar o viés meta-textual de Fonseca. No autor de Romance Negro, percebemos um processo auto-reflexivo que toma a visão artística como uma experiência do fora, segundo Blanchot, e trabalha esteticamente a violência de forma a constituir o espaço literário. Em um dos contos teremos, a exemplo de Psiquê, uma visão que ao levar às regiões da morte, liberta-se para uma vida outra, já no outro conto a visão será uma forma de ver-se pelos olhos do outro, percebendo-se limitado e prisioneiro em sua própria imagem.

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Biografia do Autor

Ewerton Rezer Gindri, UNEMAT

Professor de Língua Portuguesa e Literatura da EE. 29 de Novembro, doutorando em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNEMAT.

Referências

ABREU, Caio Fernando. Melhores contos: Caio Fernando Abreu / seleção e prefácio Marcelo Secron Bessa. - São Paulo : Global, 2006. - (Coleção melhores contos).

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

Gindri, E. R. (2017). OLHARES: MORTE E METATEXTUALIDADE EM RUBEM FONSECA E CAIO FERNANDO ABREU/LOOKS: DEATH AND METATEXTUALITY IN RUBEM FONSECA AND CAIO FERNANDO ABREU. Revista Athena, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/2114

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS