A ADAPTAÇÃO COMO OBRA AUTÔNOMA – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM PROFESSORES/THE ADAPTATION AS AUTONOMOUS WORK: PROPOSAL OF INTERVENTION WITH TEACHERS
Resumo
O presente artigo, apresenta uma proposta de intervenção com professores através do conhecimento das possibilidades de leituras dos clássicos literários da literatura universal adaptados em linguagem de histórias em quadrinhos. Inicialmente, apresentaremos o conceito de adaptação, posteriormente descreveremos os recursos imagéticos e verbais desse gênero, em seguida analisaremos fragmentos de uma obra adaptada, no intuito de compreender que a adaptação tem como parâmetro acrescentar elementos distintos, constituindo uma nova arte, em geral, não se tem a pretensão de substituir a leitura do clássico, mas, sim, subsidiar estratégias para que se possa construir um novo olhar sobre a obra, atualizando-a, principalmente no caso do leitor juvenil, acrescentando elementos que incentivem e/ou facilitem o acesso da leitura ao clássico original. Os sujeitos participantes desta pesquisa-ação foram professores do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Professor Fernando Leite de Campos.Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2004.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989. Disponível em: http:// www.passeidireto.com/arquivo/1936951/book-eisner-will---quadrinhos-e-arte-sequencial
KAFKA, Franz. A Metamorfose. Tradução de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
KUPER, Peter. A Metamorfose-Franz Kafka. São Paulo: Conrad, 2004.
MCCLOUD, S.. Desenhando Quadrinhos: os segredos das narrativas de quadrinhos, mangás e graphic novels. São Paulo: M. Books, 2005.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
VERGUEIRO, W. Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula. In Angela Rama e Waldomiro Vergueiro (Org.). Uso das HQs no ensino. São Paulo: Contexto, 2014.
____________; RAMOS, Paulo (Org.) Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2015.
MOYA, Álvaro de (org.). Shazam!. São Paulo: Perspectiva, 1977.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2005.