O ENSINO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES CULTURAIS DA ÁFRICA AO PERNAMBUCO/THE TEACHING OF LITERATURE IN BASIC EDUCATION AND THE CULTURAL RELATIONS OF AFRICA TO PERNAMBUCO
Resumo
No chamado “chão da escola” são desenvolvidas muitas práticas pedagógicas que contribuem para o processo de formação do cidadão o artigo O Ensino da literatura na educação básica e as relações culturais da África ao Pernambuco resulta do projeto Literatura em Ação desenvolvido na Escola Estadual 29 de Julho, nos anos letivos de 2014 e 2015, localizada no município de Confresa/MT. O texto apresenta a experiência didática pedagógica utilizada durante as oficinas de literatura. O objetivo das oficinas é de proporcionar o acesso a diferentes textos literários, seja em prosa ou em verso, da literatura universal; literatura africana nos países de língua portuguesa e da literatura brasileira e contribuir na formação de leitores no espaço escolar.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.
BAKHTIN, Mikhail. Interação Verbal. cap.6. IN: Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999. p. 110 - 127.
BARTHES, Roland. O Grau Zero da Escrita. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
BRASIL, MEC/SECAD. Orientações e ações para educação das relações étnicos raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRITO, Luciana da Cruz. Tópicos sobre a história do negro na sociedade brasileira. Cuiabá, EDUFMT, 2011.
CÂNDIDO, Antônio. O direito à literatura. IN: Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades / Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
CHAVES, Rita. Passado presente na literatura africana. In. Revista Via Atlântica, n.7, out. 2004.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COUTO, Mia. In. HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: Visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008.
DEMO, Pedro. Pesquisa: Principio cientifico e educativo. 11 Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
D’ONÒFRIO, Salvatore. Metodologia do Trabalho Intelectual. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
__________________. Forma e Sentido do Texto Literário. São Paulo: Ática, 2007.
FELINTO, Renata (org). Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos: religiosidade, musicalidade, identidades e arte visuais. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: Visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008.
GOMES, Edvânia Torres Aguiar. Recortes de paisagens – abordagem histórico-geográfica da formação dos espaços urbanos do recife a partir do estudo das representações. P. 295-332. In: CLIO. Revista de Pesquisa Histórica. Nº 24-2 ano 2006 ISSN 0102-9487. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2007.
GOMES, Nilma L. A questão racial na escola: desafios colocados pela implantação da Lei 10.639/2003. In: MOREIRA, Antônio F. CANDAU, Vera M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
KOTHE, Flávio René. Historiografia e Ensino da Literatura. In: Literatura e Sistemas Intersemióticos. São Paulo: Cortez, 1981. p. 60 - 95.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES. Conhecimentos de Literatura, cap. 2. In: Linguagens Códigos e suas Tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p .49 - 83
OSAKABE, Haquira. Poesia e Indiferença, cp.1. In: Leituras Literárias: Discursos Transitivos/ Aparecida Paiva, Aracy Martins (org). Belo Horizonte: Celae; Autêntica, 2005. p.37- 54.
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues. Algumas Especificidades da Leitura Literária, cap. 2. Leituras Literárias: Discursos Transitivos/ Aparecida Paiva, Aracy Martins (org). Belo Horizonte: Celae; Autêntica, 2005. p. 55-67.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico. 2 ed. Catanduva: Rêspel, 2003.
SILVA, Marcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. Experiências de leitura no contexto escolar. In: Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2010.
SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre dois Paradigmas: combate à seca e convivência com o semi-árido. Revista: Sociedade e Estado, Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 361-385, jan./dez. 2003.
VESENTINI, José William. Geografia: O mundo em transição. Geografia do Brasil: Humana, Física e Regional. São Paulo, Ática, 2014.