MEMÓRIAS DE VELHOS NOS CONTOS ELEGÍADA DE OSMAN LINS E A TORMENTA DE VERA RANDAZZO/MEMORIES OF THE OLD IN SHORT STORY ELEGÍADA OF OSMAN LINS AND A TORMENTA OF VERA RANDAZZO

Autores

  • Maria Madalena da Silva Dias UNEMAT

Resumo

Este artigo aventura-se em apresentar o resultado de um conciso estudo das memórias dos protagonistas, na fase da velhice, nos contos Elegíada, de Osman Lins, e A Tormenta, de Vera Randazzo. Para analisar estas memórias de velhos, parte-se da distinção dos tipos de memórias bem como de suas reconfigurações pelos narradores, a partir de suas diferenças e proximidades. Assim, são bases teóricas, desse estudo, as obras Memória e Sociedade, de Ecléa Bosi, e Memória Coletiva, de Maurice Halbwachs. Nota-se que as memórias enunciadas em ambas as narrativas trazem um tom de sofrimento desencadeado pela morte de um ente amado; no entanto, o afastamento temporal denuncia experiências distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Madalena da Silva Dias, UNEMAT

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, CEP: 78300-000, Tangará da Serra - MT, Brasil.

Referências

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio Sobre a Relação do Corpo Com o Espirito. Trad. Paulo Neves. 4. Ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. 3. Ed. São Paulo: Companhia de Letras, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas – SP: Editora da UNICAMP, 1990.

LINS, Osman. Melhores Contos Osman Lins. (Seleção e Prefácio de Sandra Nitrini). São Paulo: Global, 2003.

RANDAZZO, Vera Yolanda. Crônicas e contos. In. CARVALHO, C.G. e VILALVA, W. (org.). Vozes femininas. Vol. 6. Cuiabá: Academia Mato-grossense de Letras e UNEMAT. 2008.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Como Citar

Dias, M. M. da S. (2017). MEMÓRIAS DE VELHOS NOS CONTOS ELEGÍADA DE OSMAN LINS E A TORMENTA DE VERA RANDAZZO/MEMORIES OF THE OLD IN SHORT STORY ELEGÍADA OF OSMAN LINS AND A TORMENTA OF VERA RANDAZZO. Revista Athena, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/2121

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS