O NARRAR EM CLARICE LISPECTOR: A POSIÇÃO DO NARRADOR EM A HORA DA ESTRELA E UM SOPRO DE VIDA/THE NARRATION IN CLARICE LISPECTOR: THE POSITION OF THE NARRATOR IN A HORA DA ESTRELA AND UM SOPRO DE VIDA

Autores

  • Simone Alves Cipriano UNEMAT

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre o tema da criação do “narrador” nos romances A hora da estrela (1998) e Um sopro de vida (pulsações) (1999) de Clarice Lispector. O foco da pesquisa é interpretar como se dá a construção e a posição, bem como as características do narrador nas narrativas clariceanas. Para tanto, embasaremos nossos estudos na perspectiva crítica de Silviano Santiago (2002) para quem o narrador pós-moderno é aquele que narra as ações baseado numa experiência adquirida através de uma observação, de um olhar lançado sobre o “Outro”.         

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Alves Cipriano, UNEMAT

Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Universitário de Pontes e Lacerda - MT (2014/1). Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Estado de Mato Grosso (PPGEL/UNEMAT) – Campus Universitário de Tangará da Serra – MT. Trabalho realizado sob orientação da Profa. Dra. Madalena Aparecida Machado.

Referências

ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector com a ponta dos dedos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BENJAMIN, Walter. “O Narrador”: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção, o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP. São Paulo, 2002.

GOTLIB, Nádia Battella. Clarice Uma vida que se conta. São Paulo: Editora Ática S. A, 1995.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O Foco Narrativo. 10ª. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.

LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

_____. Um Sopro de Vida. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. 2ª. ed. Tradução: José Geraldo Couto. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

SANTIAGO, Silviano. “O narrador pós-moderno”. In: Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2002.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Como Citar

Cipriano, S. A. (2017). O NARRAR EM CLARICE LISPECTOR: A POSIÇÃO DO NARRADOR EM A HORA DA ESTRELA E UM SOPRO DE VIDA/THE NARRATION IN CLARICE LISPECTOR: THE POSITION OF THE NARRATOR IN A HORA DA ESTRELA AND UM SOPRO DE VIDA. Revista Athena, 11(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/2132

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS