DESASSOSSEGO POÉTICO NO TEMPO DA EXISTÊNCIA: DOIS POETAS EM DANÇA/POETIC DISQUIET IN THE TIME OF EXISTENCE: TWO POETS IN DANCE

Autores

  • Adriane Figueira Batista FFLCH-USP

Resumo

Na necessidade em abrir caminhos para a “nova” poesia feita em língua portuguesa, essa proposta pretende colaborar com a reflexão em torno do presente como único tempo possível, moldável e intermitente em que a poética encontra lugar cativo para reinar, já que a vida (suplemento da poesia) se desenrola nessa vasta e interminável cadeia de acontecimentos. Nok Nogueira e Cláudia R. Sampaio, dois nomes de distintas nacionalidades e linguagens, debruçam-se em questões comuns ao humano, ao existencial. Derramam em seus espaços de criação todo um desassossego poético, lírico e dançam a dança das sibilas, iluminando caminhos e inaugurando possiblidades. O tempo da existência que desagua em um profundo e tumultuoso mar de ausências e silêncios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Figueira Batista, FFLCH-USP

Mestranda do Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, FFLCH-USP.

Referências

BATISTA, Adriane Figueira & NÓBREGA, Bruna Del Valle de. “Ter duas pernas é limitador quando se / vomita o mundo”: entrevista com Cláudia R. Sampaio. In: Revista Abril, nº 17 – 2017, Niterói, p. 139-142.

CORI, Isaquiel. A nova proposta poética de Nok Nogueira: Quando as mãos tecem o tempo da existência. Disponível em: <http://jornalcultura.sapo.ao/letras/a-nova-proposta-poetica-de-nok-nogueira-quando-as-maos-tecem-o-tempo-da-existencia>. Acessado em novembro de 2016 (publicado em outubro 2014).

DIAS, Sousa. O que é poesia. Lisboa: Documenta, 2014.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.

NOGUEIRA, Nok. As mãos do tempo. Vila Nova de Cerveira: Nóssomos, 2012.

SAMPAIO, Cláudia R. Ver no escuro. Lisboa: Tinta da China, 2016.

VASCONCELOS, Maurício. Júbilo do mundo. In: Revista Intervalo, nº 6 – 2013, Lisboa: Pianola/Vendaval, p. 83-98.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Batista, A. F. (2017). DESASSOSSEGO POÉTICO NO TEMPO DA EXISTÊNCIA: DOIS POETAS EM DANÇA/POETIC DISQUIET IN THE TIME OF EXISTENCE: TWO POETS IN DANCE. Revista Athena, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/2659

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS