A INGLATERRA VISTA POR JAIME BATALHA REIS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS/ENGLAND SEEN BY JAIME BATALHA REIS IN JOURNALISTIC TEXTS

Autores

  • Paula Simone Fernandes Esteves UNEMAT
  • Simone Alves Cipriano UNEMAT

Resumo

O presente artigo tem em vista observar e refletir sobre as imagens de Inglaterra configuradas em páginas de imprensa do diplomata e escritor português Jaime Batalha Reis(1847-1935), a partir de um imaginário construído durante o período de suas atividades diplomáticas em Inglaterra. Tendo como foco primordial o texto Aspectos Ingleses (Do diário de um residente em Inglaterra) publicado em 1886, na revista A Ilustração, compondo as correspondências de imprensa de Batalha Reis para Portugal e Brasil. Num texto jornalístico de cunho literário, o intelectual traça um perfil da sociedade inglesa conformada na relação do eu com o outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Simone Fernandes Esteves, UNEMAT

Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus de Tangará da Serra. Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de pós-graduação strictu sensu em Estudos Literários – PPGEL.

Simone Alves Cipriano, UNEMAT

Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus de Tangará da Serra-MT. Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de pós-graduação strictu sensu em Estudos Literários – PPGEL.

Referências

COELHO, Teresa Pinto. Jaime Batalha Reis, Diplomata na Inglaterra Vitoriana. Revista de Estudos Anglo-Portugueses, nº 6 – 1997, p. 53-69.

HARTOG, François. Uma retórica da alteridade. In: O espelho de Heródoto: ensaio sobre a representação do outro. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

MACHADO, Álvaro Manuel. PAGEAUX, Daniel-Henri. Da imagem ao imaginário. In: Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura. Lisboa: Presença, 2001, p. 48-66.

MARTINS, José Cândido de Oliveira. Imagens de um poeta e cônsul diplomático: o Brasil visto por António Feijó. Universidade Católica Portuguesa. Limite nº 5, 2011, p. 115-132.

PIEDADE, Ana Nascimento. Parte II. Sobre a geração de 70 e a geração do Orpheu, p. 147. In: Outra Margem. V. PDF – CID anca. Disponível em www.https//ancacid.yolasite.com/resouces/PIEDADE,%20Ana%20Nascimento.%20Outra%20Margem.%20V.pdf. Acessado em 08 de março de 2017.

QUEIRÓS, Eça de. A Europa em resumo. O nosso Suplemento. Gazeta de Notícias, 18 de janeiro de 1892.

REIS, Jaime Batalha. Aspectos Ingleses. Diário de um Residente em Inglaterra. AIlustração: Revista de Portugal e do Brasil. 1886, 5-abr, v. 3, n. 7, pp. 102-110.

_____. Elementos para o estudo da fisionomia do povo inglês. O Repórter. Lisboa, 2 de janeiro, 1888. Reproduzido em Marinho, M.J. (1988), p. 35-39.

_____. Revista Inglesa (Crônicas). Organização, Introdução e notas de Maria José Marinho, índices de Júlia Ordorica. Lisboa, Publicações Dom Quixote/ Biblioteca Nacional, 1988.

SOUSA, Celeste H. M. Ribeiro. “O que é imagologia?”. In: Do cá do lá: introdução à imagologia. – São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Esteves, P. S. F., & Cipriano, S. A. (2017). A INGLATERRA VISTA POR JAIME BATALHA REIS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS/ENGLAND SEEN BY JAIME BATALHA REIS IN JOURNALISTIC TEXTS. Revista Athena, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/2665

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS