A DESCRIÇÃO VERBO-VISUAL NA CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS EM LIVROS ILUSTRADOS INFANTIS/THE VERB-VISUAL DESCRIPTION IN THE CHARACTERIZATION OF CHARACTERIZATION IN ILLUSTRATED BOOKS FOR CHILDREN

Autores

  • Anabel Medeiros Azerêdo de Paula Universidade Federal Fluminense
  • Thatiana Muylaert Siqueira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

 Grande parte das obras de literatura destinadas às crianças é constituída por imagens e palavras e isso faz com que, frequentemente, a literatura infantil seja considerada sob pontos de vista que parecem reduzir o seu caráter literário e discursivo: ora as ilustrações são consideradas como recurso de facilitação à leitura – principalmente quando a criança ainda não está alfabetizada –, ora como estratégia de captação – em que a afetividade da criança é mobilizada a fim de despertar seu interesse pelo livro. Contudo, percebe-se que a semiose entre as linguagens verbal e visual, que compõe os textos de Literatura Infantil em livros ilustrados, suscita competências específicas de leitura. Em relação à descrição, o texto dos livros ilustrados dispõe de um conjunto maior de técnicas para retratar um personagem, se comparado às narrativas puramente verbais ou visuais. Ao valer-se de dois sistemas semiológicos diferentes, o escritor e o ilustrador podem descrever de modo elaborado características concretas e abstratas dos personagens, potencializando os efeitos discursivos da obra e ampliando a competência de leitura da criança. Para investigar as técnicas descritivas usadas em livros ilustrados, recorreu-se, fundamentalmente, à teoria semiolinguística (CHARAUDEAU, 2008) e a pressupostos semióticos (SANTAELLA, 2012). Para compor o corpus de análise, foram usadas obras publicadas nos últimos onze anos.

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Biografia do Autor

Anabel Medeiros Azerêdo de Paula, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda no Programa de Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense.

Thatiana Muylaert Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Letras; área de estudos em Linguística, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

Paula, A. M. A. de, & Siqueira, T. M. (2018). A DESCRIÇÃO VERBO-VISUAL NA CARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS EM LIVROS ILUSTRADOS INFANTIS/THE VERB-VISUAL DESCRIPTION IN THE CHARACTERIZATION OF CHARACTERIZATION IN ILLUSTRATED BOOKS FOR CHILDREN. Revista Athena, 14(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/3061

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS