LIBERDADE E ABSURDO EM CARVÃO ANIMAL, DE ANA PAULA MAIA /FREEDOM AND ABSURD IN CARVÃO ANIMAL, BY ANA PAULA MAIA
Resumo
O presente artigo tem por objetivo elaborar uma discussão referente ao romance Carvão animal (2011). Partindo da presença marcante de dois dos principais personagens (Ernesto Wesley e Ronivon), intenta-se conferir a esse trabalho uma análise das noções de “absurdo” e “liberdade” discutidas por Albert Camus (2014) e Jean-Paul Sartre (1984) respectivamente, sinalizando as personagens citadas como sujeitos a serem pensados dentro das possibilidades teóricas.
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Referências
BARBERENA, Ricardo Araújo. A hipercontemporaneidade ensanguentada em Ana Paula Maia. RevistaLetras Hoje, Porto Alegre, v. 51, n. 4, p. 458-465, 2016. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/26163/0. Acesso em: 8 set. 2017.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. 4. ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.
MAIA, Ana Paula. Carvão animal. Rio de Janeiro: Record, 2011.
REYNOLDS, Jack. Existencialismo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In: SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo; A imaginação; Questão de método. São Paulo: Abril Cultural, 1984 p.1-32.