A REPRESENTAÇÃO DOS GÊNEROS EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO/THE REPRESENTATION OF GENDERS IN JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Autores

  • Simião Mendes Júnior Universidade Federal de Goiás – UFG

Resumo

João Cabral de Melo Neto é conhecido como o poeta antilírico e antissentimental por excelência, devido a sua produção poética racional preocupada com o papel da palavra e a construção obsessiva da estrutura do poema, o que lhe rendeu a alcunha de poeta-engenheiro. Grande parte da crítica se debruça aos estudos dos aspectos metalinguísticos e intertextuais na obra cabralina, deixando outros pontos relevantes de lado. Este artigo visa observar como o poeta retrata o masculino e o feminino em sua obra. Procura-se verificar as metáforas que João Cabral utiliza para a representação dos gêneros. Tomaremos por base, textos de Lauro Escorel e Marta Peixoto, dentre outros, observando como os críticos analisam tal representação na obra do poeta pernambucano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simião Mendes Júnior, Universidade Federal de Goiás – UFG

Mestrando em Estudos Literários na Universidade Federal de Goiás – UFG.

Referências

ATHAYDE, Félix de. Idéias fixas de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/FBN; Mogi das Cruzes, SP: Universidade de Mogi das Cruzes, 1998.

BARBOSA, João Alexandre. A imitação da forma: uma leitura de João Cabral de Melo Neto. São Paulo: Duas Cidades, 1975.

BARBOSA, João Alexandre. A poesia crítica de João Cabral. Revista Brasileira de Literatura CULT. São Paulo, nº 29, p. 23-29, dez., 1999.

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 77-88.

CARDOSO, Helânia Cunha de Sousa. Motivo Feminino e Construção Poética e João Cabral de Melo Neto, Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2001.

ESCOREL, Lauro. A pedra e o rio: uma interpretação de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2001.

LIMA, Luiz Costa. A traição conseqüente ou a poesia de Cabral. In: Lira e antilira: Mário, Drummond, Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968, p. 237-410.

MARQUES, Patrícia. Quaderna: a lírica erótico-amorosa de João Cabral de Melo Neto. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Literatura e Crítica Literária, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

MELO NETO, João Cabral de. João Cabral de Melo Neto, Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

_____________. João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

_____________. Poesias completas: 1940 – 1965. Rio de Janeiro: José, Olympio, 1986.

MERQUIOR, José Guilherme. “Onda mulher, onde a mulher” In: Razão do poema; ensaios de crítica e estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965, p. 96-101.

MERQUIOR, José Guilherme. Nuvem civil sonhada – ensaio sobre a poética de João Cabral de Melo Neto. In: A Astúcia da Mimese: ensaios sobre crítica. Rio de Janeiro: José Olympio/Conselho Estadual de Cultura, 1972, p. 69-172.

PEIXOTO, Marta. Poesia com coisas (Uma leitura de João Cabral de Melo Neto). São Paulo: Perspectiva, 1983.

PEIXOTO, Marta. "Um pomar às avessas”: gênero e figuração da escrita em João Cabral. In: Colóquio: Letras, n.°157-158, 2000, págs. 229-240.

SECCHIN, Antonio Carlos. João Cabral: a poesia do menos e outros ensaios cabralinos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.

SILVA, Letícia Batista da. As seis mulheres de A educação pela pedra. Cadernos do IL, Porto Alegre, n.º 45, dezembro de 2012. p.141-156.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Júnior, S. M. (2018). A REPRESENTAÇÃO DOS GÊNEROS EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO/THE REPRESENTATION OF GENDERS IN JOÃO CABRAL DE MELO NETO. Revista Athena, 14(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/3070

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS