(DIS)JUNÇÃO DO SER E DA AÇÃO EM MEMÓRIAS DO SUBSOLO, DE FIODOR DOSTOIEVSKI
Resumo
O presente artigo se insere no contexto da disciplina História e teoria da narrativa, tem por objetivo fazer uma reflexão a respeito do romance enquanto gênero com suas idiossincrasias, o fim do herói no sentido clássico, a presença do hibridismo e o embricamento dos gêneros clássicos na configuração do romance moderno. Para isso elegemos o romance “Memórias de Subsolo” (1864) de Fiódor Dostoievski, buscamos destacar aspectos deste romance em que o autor concebe um narrador e protagonista que faz uma trajetória moral, psicológica, filosófica e existencial. Procuramos fazer apontamentos que destaquem características deste personagem, suas relações com os temas caros aos homens nas suas relações com os outros e com a sociedade.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Tradução e apresentação de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2003.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. 18. ed. São Paulo: Ática, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas na poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Forense-Universitária, 1981.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.
________. Por que ler os clássicos. São Paulo, Companhia das Letras, 2007.
CÂNDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. 2006.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias do Subsolo. Trad.Boris Schnaiderman. São Paulo: Ed. 34, 2000.
FREUD, Sigmund, “Dostoiévski e o parricídio (1928[1927])” in O Futuro de uma ilusão, O mal-estar na civilização e outros trabalhos, Rio de Janeiro, Imago. 1996
POUND, Erza. ABC da Literatura, São Paulo: Cultrix, 2006.
TODOROV, Tzvetan. “Notas do subterrâneo”. In: TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. São Paulo: Martins Fontes,1980.