MÁRIO QUINTANA, RESISTÊNCIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA

Autores

  • Klleber Moreira de Mendonça Júnior Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Resumo

A poesia de Mário Quintana pretende, neste trabalho, ser analisada no que tange suas características, principalmente acerca da perspectiva da resistência, encarada pelo autor estudado no seu “Poeminha do Contra”, dentre a gama de poemas humorados que possui, traçando um diálogo para esse texto para com sua mediação e ensino dentro da sala de aula, na intenção de apresentar uma estratégia que contemple a leitura desse tipo de texto. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, utilizando autores para iniciar esse estudo com uma breve discussão sobre gênero lírico como Hegel (2000) e Emil Staiger (1975). Sobre Poesia e Resistência em Mário Quintana, com suporte de Alfredo Bosi (2000). Sobre Mediação, leitura de ensino autores como Rildo Cosson (2012) e outros da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia. Intenta-se, portanto, com essa discussão, contribuir para a construção de mediadores e sua mediação na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klleber Moreira de Mendonça Júnior, Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Mestrando em Estudos Literários e Interculturalidade, na Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Referências

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. Poesia e Resistência. 6ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

BUARQUE, Jamesson; BARROS, Deusa de Castro. Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético. Por uma desestabilização da leitura de poesia no Ensino Médio. Orgs. CAMARGO, G. O.; Guimarães, M.S.B.; SILVA, D. C. S. Cânone Editorial: Goiânia, 2012.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2º ed. Contexto: São Paulo, 2012.

FURTADO, Rita Márcia Magalhães. Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia. A experiência estética como experiência formadora. Org: COELHO, Ildeu M. Editora PUC Goiás, Goiânia, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

HEGEL, G. W. Friedrich. Estética. II. A poesia lírica. Guimarães Editores: Lisboa Editores, 1993.

QUINTANA, Mario. Mario Quintana: poesia completa: (Org. Tânia Franco Carvalhal). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.

ORTIZ, Goiandira. Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético. Leitura vocalizada e poesia. Org: CAMARGO, G. O,; GUIMARÃES, M.S.B.; SILVA, D. C. S. Cânone Editorial: Goiânia, 2012.

STAIGER, Emil. Conceitos Fundamentais de Poética. O lírico: A Recordação. Ed. Cultrix: São Paulo, 1975.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

Júnior, K. M. de M. (2019). MÁRIO QUINTANA, RESISTÊNCIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA. Revista Athena, 15(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/3496

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS