MÁRIO QUINTANA, RESISTÊNCIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA

Autores

  • Klleber Moreira de Mendonça Júnior Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Resumo

A poesia de Mário Quintana pretende, neste trabalho, ser analisada no que tange suas características, principalmente acerca da perspectiva da resistência, encarada pelo autor estudado no seu “Poeminha do Contra”, dentre a gama de poemas humorados que possui, traçando um diálogo para esse texto para com sua mediação e ensino dentro da sala de aula, na intenção de apresentar uma estratégia que contemple a leitura desse tipo de texto. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, utilizando autores para iniciar esse estudo com uma breve discussão sobre gênero lírico como Hegel (2000) e Emil Staiger (1975). Sobre Poesia e Resistência em Mário Quintana, com suporte de Alfredo Bosi (2000). Sobre Mediação, leitura de ensino autores como Rildo Cosson (2012) e outros da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia. Intenta-se, portanto, com essa discussão, contribuir para a construção de mediadores e sua mediação na escola.

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Biografia do Autor

  • Klleber Moreira de Mendonça Júnior, Universidade Estadual de Goiás – UEG.
    Mestrando em Estudos Literários e Interculturalidade, na Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Referências

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Publicado

2019-04-19

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

MÁRIO QUINTANA, RESISTÊNCIA E MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA. (2019). Revista Athena, 15(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/3496