CARREGANDO ÁGUA NA PENEIRA: UMA ANÁLISE DO POEMA DE MANOEL DE BARROS

Autores

  • Rebeca Cacho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
  • Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges UnB

Resumo

O presente trabalho tem por intuito analisar o poema de Manoel de Barros, intitulado “O menino que carregava água na peneira”, de acordo com a Semântica do Acontecimento. Para isso, percorremos um arcabouço teórico fundamentado, principalmente, no autor Eduardo Guimarães, do qual utilizamos o conceito de Domínio Semântico de Determinação – DSD, de modo a representar a constituição dos sentidos que possam ser dados à expressão “carregar água na peneira” subjetivamente e semanticamente. Em outras palavras, pode-se entender que os sentidos das expressões não são referenciais, ou seja, não podem ser tomadas como verdades absolutas. Outros estudiosos, como, por exemplo, M. Bakhtin, C. Freitas, Ana C. Nascimentos, entre outros, foram, de acordo com a necessidade, utilizados. No decorrer do trabalho buscou-se a possibilidade de apresentar conceitos básicos da Semântica do Acontecimento, levando em consideração que o sentido é produzido pelo acontecimento da linguagem e pelo funcionamento da língua nos espaços de enunciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Cacho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestranda em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges, UnB

Doutorando em Literatura na Universidade de Brasília - UnB.

Referências

BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. 8º ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record,1993.

BARROS, Manoel de. O Menino que Carregava Água na Peneira. Disponível em: < http://www.poesiagalvaneana.com.br/2013/05/o-menino-que-carregava-agua-na-peneira.html#.VYDdlvlVikp>. Acesso em 25 Mar. 2018.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Ed. Leya, 2011.

BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira, São Paulo/ Brasília: Hucitec/UnB, 1987.

FREITAS, Cláudia. (2012). Goolgleando Semântica e Seus Domínios Semânticos de Determinação. Disponível em <http://www.discursividade.cepad.net.br/EDICOES/09/Arquivos/claudiareis.pdf>. Acesso em: 10 Março 2018.

GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, SP: RG, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo. Os Estudos da Linguagem, a História e o Domínio da Complementaridade. Ecos Revista, v. 4, p. 87-91, 2007.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento: Um estudo enunciativo da designação. Campinas, SP: Fontes, 2º ed. 2005.

MARTINS, B. Três momentos de um gênio. Caros Amigos, São Paulo, Dez. 2006, ano X, nº117.

NASCIMENTO, Ana Cláudia. A Questão da Referência e a Designação Como Espaço de Constituição do Sentido. In: 5º ENCONTRO DO CELSUL, Curitiba-PR, 2003 (181-185). (Anais 5º Encontro do Celsul). Disponível em < http://www.celsul.org.br/Encontros/05/pdf/021.pdf> Acesso em: 10 março de 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

Cacho, R., & Borges, I. A. B. G. (2019). CARREGANDO ÁGUA NA PENEIRA: UMA ANÁLISE DO POEMA DE MANOEL DE BARROS. Revista Athena, 15(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/3498

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)