LIMA BARRETO: LITERATURA, ESTÉTICA E VIDA/LIMA BARRETO: LITERATURE, AESTHETICS AND LIFE

Autores

  • Elizabete Barros de Sousa Lima Universidade de Brasília

Resumo

Lima Barreto foi um intelectual que no início do século XX cedeu sua voz às minorias. Além de um grande personagem das ruas do Rio de janeiro, suas obras sintetizam a arena da vida na rua, fotografando a pluralidade do povo carioca. Portanto, a partir de um projeto artístico compromissado com a ética, ou seja, com a denúncia social, o escritor cria personagens das variadas esferas da vida de forma caricata. O objetivo desse tipo de arte era produzir uma crítica que levasse à mudança social. Em ciência disso, este artigo sintetiza, em rápidas palavras, o teor crítico e de interesse do escritor em suas produções artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabete Barros de Sousa Lima, Universidade de Brasília

[1] Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura – PosLit-, da Universidade de Brasília, sob a orientação do Professor Dr. João Vianney Cavalcanti Nuto. Integrante do grupo de pesquisa Literatura e Cultura.

Referências

ANTONIO, Candido. A educação pela noite. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

________. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

_________. Contos completos de Lima Barreto. Organização e introdução Lilia Moritz Schwarcz. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

_________. Impressões de Leitura. São Paulo: Brasiliense, 1956.

__________. Histórias e sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pal Pelbart. São Paulo: ed. 34, 1997.

GERMANO, Edilva Maria Pires. Alegorias do Brasil: imagens de brasilidade em Triste Fim de Policarpo Quaresma e Viva o povo brasileiro. São Paulo: Annablume, 2000.

FREIRE, Zelia Nolasco. Lima Barreto: imagem e linguagem. São Paulo: Annablume, 2005.

HIPÓCRATES. Sobre o riso e a loucura. São Paulo: Hedra, 2011.

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

LOBATO, Monteiro. Lima Barreto. In: BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: ALLCA XX, 1997. P.425-426.

NIETZSCHE, Friedrich. Verdade e mentira no sentido extramoral. COMUM. Rio de Janeiro: Facha, 2001. Semestral.

PRADO, Antonio Arnoni. Lima Barreto: o crítico e a crise. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília, INL, 1976.

PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. Tradução Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Editora Ática, 1992.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultura na Primeira República. São Paulo, Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2020-03-15

Como Citar

Lima, E. B. de S. (2020). LIMA BARRETO: LITERATURA, ESTÉTICA E VIDA/LIMA BARRETO: LITERATURE, AESTHETICS AND LIFE. Revista Athena, 16(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/4341

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS