UM ESCALPELADO PADECE NO PARAÍSO: UMA (RE)LEITURA DE EM NOME DO DESEJO, DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN/A SCALPED PADECTS IN PARADISE: A (RE) READING OF EM NOME DO DESEJO, BY JOÃO SILVÉRIO TREVISAN
Resumo
O romance Em nome do desejo (1985), de João Silvério Trevisan, articula construção de personagem que engendra forte tensão entre o desejo homoerótico sentido pelo protagonista, aliado às noções de corpo, desolação e, sobretudo, imagetização da solidão aflitiva advinda da separação amorosa. Nesse sentido, o narrador Tiquinho é visto na figura barthesiana do Escalpelado, padecendo das mais diversas agruras e mazelas que vão, paulatinamente, sendo plasmadas na estrutura narratológica e estilístico-formal do romance em questão.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad.: Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad.: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
CARUSO, Igor A. La separación de los amantes: una fenomenología de la muerte. 29ª ed. Mexico: Siglo Veintiuno editores, 1997.
COSTA CRUZ, Rosemário da. O risco à beira do abismo: homoafetividade e crítica da cultura em João Silvério Trevisan. 207 f. 2007 (Mestrado em Letras e Linguística) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2007.
COSTA, Jurandir Freire. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992.
DANIEL, Herbert; MÍCCOLIS, Leila. Jacarés e Lobisomens. Rio de janeiro: Achiamé, 1983.
DELEUZE, Gilles. Spinoza y el problema da la expresión. Barcelona: Muchnik Editores, 1999.
ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
LUGARINHO, Mário César. Uma nau que me carrega: rotas da literariedade em língua portuguesa. Manaus: UEA Edições, 2013.
TREVISAN, João Silvério. Em nome do desejo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.