VINICIUS DA VEIGA, O FOLCLORISTA DO VÍCIO: UMA LEITURA DE O HOMEM SEM MÁSCARA E SEU AUTOR / VINICIUS DA VEIGA, THE FOLKLORIST OF PERVERSION: A READING OF O HOMEM SEM MÁSCARA AND ITS AUTHOR

Autores

  • Helder Thiago Maia UFF

Resumo

A literatura com personagens dissidentes de gênero ou sexualidade não só foi proibida materialmente de circular, mas também foi controlada e silenciada em suas potencialidades pela crítica e pela historiografia literária.  Por conta disso, novas pesquisas ainda estão reconstruindo a história da literatura LGBT+. O homem sem máscara (1921), de Vinicio/Vinicius da Veiga, é um desses livros atualmente desconhecidos pela crítica e pela historiografia literária lgbt. Assim, neste trabalho, além de analisar o lugar de dissidentes de gênero e sexualidade na narrativa de O homem sem máscara (1921), apresento também o seu autor, a partir principalmente de seu livro de memórias Um diplomata nos caminhos do mundo (1936), assim como apresento e analiso a recepção de O homem sem máscara (1921), a partir de artigos de jornais publicados principalmente na década de 20.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Thiago Maia, UFF

Doutor em Literatura Comparada (UFF, 2018), realiza estágio de pós-doutoramento, com bolsa da FAPESP no. 2018-19521-4, no Programa de Pós-graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. É pesquisador do NuCuS, da Universidade Federal da Bahia, e pesquisador associado da Red LIESS, da Espanha. É editor da Revista Periódicus (UFBA).

Referências

BALDERSTON, Daniel. El Deseo, Enorme Cicatriz Luminosa; Ensayos Sobre Homosexualidades Latinoamericanos. Buenos Aires: Beatriz Viterbo, 2004.

CAMARGO, Fábio. Lady Hamilton: ficção e controle social. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 21, p. 116-140, 2014.

GIORGI, Gabriel. Sueños de exterminio: homosexualidad y representación en la literatura argentina contemporánea. Rosario: Beatriz Viterbo, 2004.

GREEN, James. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: UNESP, 2000.

LOPES, Roberto. Missão no Reich: glória e covardia dos diplomatas latino-americanos na Alemanha de Hitler. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

VEIGA, Vinicio da. O homem sem máscara. Rio de Janeiro: Livraria Carlos Leite Ribeiro, 1921.

VEIGA, Vinicio da. O apêlo de Wotan. Porto: Casa Editora A. Figueirinhas, 1936.

VEIGA, Vinicius da. Um diplomata nos caminhos do mundo. São Paulo: Martins Editora, 1965.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Maia, H. T. (2021). VINICIUS DA VEIGA, O FOLCLORISTA DO VÍCIO: UMA LEITURA DE O HOMEM SEM MÁSCARA E SEU AUTOR / VINICIUS DA VEIGA, THE FOLKLORIST OF PERVERSION: A READING OF O HOMEM SEM MÁSCARA AND ITS AUTHOR. Revista Athena, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/4667

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS