A MORTE DO RIO NA POÉTICA DE ROMULO NÉTTO / LA MUERTE DEL RÍO EM LA POÉTICA DE ROMULO NÉTTO

Autores

  • Simoni Rodrigues dos Santos UNEMAT
  • Priscila Darolt
  • Isaac Newton Almeida Ramos

Resumo

Este artigo pretende mostrar como Romulo Nétto lida, de forma metafórica, com as relações de vida e morte de um rio, por meio do discurso poético. Foi tomado como corpus de análise o poema “Pesadelo”, que é subdividido sequencialmente entre os números 45, 46 e 47 da obra Transitoriedade, Palavra e o poema “Entre Tuiuiús Sarãs e Lavadeiras” de números 54, 56 e 58 do livro Os Deserdados da Sorte. Romulo Nétto realiza esse percurso ressaltando o trato com o instrumento que lhe serve de expressão: a palavra, residindo nela uma constante tensão entre o homem e o lugar. Nessa perspectiva, mostraremos como o autor traduz a luta por sobrevivência através do fazer poético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simoni Rodrigues dos Santos, UNEMAT

Mestranda do curso de Pós-graduação Stricto-sensu em Estudos Literários (PPGEL - UNEMAT), Campus de Tangará da Serra/MT.

Priscila Darolt

Mestranda do curso de Pós-graduação Stricto-sensu em Estudos Literários (PPGEL - UNEMAT), Campus de Tangará da Serra/MT.

Referências

BARROS, Manoel de. Poemas concebidos sem pecado. 4.ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

BAUMAN, Zygmund. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: Gênese e Estruturado Campo Literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Petrolina: vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

BÍBLIA, A. T. Gênesis 3. In: BÍBLIA. Português. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de José Simão. São Paulo: Emunah, 2008, p. 19.

CEBALLOS, René. História e ficção em interação pós-colonial. Revista Letras. Curitiba: UFPR, nº 71, jan./fev. 2007, p. 33–52.

MONTEIRO, N. S. A estilística: manual de análise e criação do estilo literário. 2.ed.

RAMOS, Isaac. A Metáfora do Olhar: Alberto Caeiro e Manoel de Barros. 1.ed. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2018.

RAMOS, Isaac. Vanguardas poéticas em permanência: a revalidação de Wlademir Dias-Pino e Silva Freire (Tese de Doutorado). São Paulo: FFLCH/USP, 2001.

NÉTTO, Romulo. Transitoriedades, Palavra. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial. 1.ed. 2010.

NÉTTO, Romulo. Os Deserdados da Sorte. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial. 1.ed. 2010.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários & retratos. 2. ed. Revisada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

Downloads

Publicado

2021-03-04

Como Citar

Santos, S. R. dos, Darolt, P., & Ramos, I. N. A. (2021). A MORTE DO RIO NA POÉTICA DE ROMULO NÉTTO / LA MUERTE DEL RÍO EM LA POÉTICA DE ROMULO NÉTTO. Revista Athena, 18(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/4671

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS