MANUEL BANDEIRA NA ESTEIRA PRODUTIVA DA LITERATURA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE / MANUEL BANDEIRA ON THE CREATIVE PATH IN THE NATIONAL LITERATURE OF MOZAMBIQUE

Autores

  • Andréia Maria da Silva UFMT
  • Marinei Almeida UNEMAT

Resumo

O presente artigo traz uma leitura comparada entre os poemas “Balõezinhos” de Manuel Bandeira e “Fábula” de José Craveirinha, no intuito de refletir sobre fatores que apontam para semelhanças e diferenças culturais, literárias, estéticas e temáticas entre os poemas, bem como mostrar a importância do Modernismo Brasileiro e de autores a exemplo de Manuel Bandeira na contribuição da produção literária de cunho nacional de Moçambique.  As análises desenvolvidas neste trabalhado se dão a partir do modelo comparatista do crítico Benjamim Abdala Junior – para quem todo e qualquer produto cultural é resultado de processos híbridos. Manuel Bandeira e José Craveirinha são vozes de autoridades de muita importância no projeto de modernização da literatura, em seus respectivos países. Suas criações poéticas nos permitem comprovar afinidades diversas e diálogos entre o projeto do movimento modernista brasileiro e a literatura nacional moçambicana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Maria da Silva, UFMT

Mestre em Estudos Linguagem pela UFMT, Área de Concentração em Estudos Literários, Linha de Pesquisa- Literatura e Realidade Social.

Marinei Almeida, UNEMAT

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP, docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e professora colaboradora do PPGEL/UFMT.

Referências

ABDALA JUNIOR, Benjamin. Fronteiras Múltiplas, Identidades Plurais: um ensaio sobre mestiçagem e hibridismo cultural. São Paulo: Senac, 2002.

______. Literatura, história e política. São Paulo: Ática, 1989.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

CHABAL, Patrick. Vozes Moçambicanas: literatura e nacionalidade. 1. ed. Lisboa: Vega, 1994.

CHAVES, Rita. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

CHEVALIER, Jean. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução Vera da Costa e Silva. 15. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

CRAVEIRINHA, José. Obra poética. Maputo: Direcção de Cultura da UEM, 2002.

FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa II. 1. ed. Lisboa: Instituto de Cultura Portuguesa, 1977.

LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & Escritas Nas literaturas Africanas. Lisboa: Edições Colibri, 1998.

MACEDO, Tânia; MAQUÊA, Vera. Marcos e Marcas. São Paulo: Arte & Ciência, 2007.

MENDONÇA, Fátima. Literatura Moçambicana as dobras. Moçambique: Ndjira, 2011.

SANTILII, Maria Aparecida. Estórias Africanas História E Antologia. São Paulo: Ática, 1985.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Silva, A. M. da, & Almeida, M. (2021). MANUEL BANDEIRA NA ESTEIRA PRODUTIVA DA LITERATURA NACIONAL DE MOÇAMBIQUE / MANUEL BANDEIRA ON THE CREATIVE PATH IN THE NATIONAL LITERATURE OF MOZAMBIQUE. Revista Athena, 19(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/5234

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS