A CONFIGURAÇÃO DE RETIRANTE: A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS / THE WITHDRAWAL CONFIGURATION: THE RELATIONSHIP BETWEEN LITERATURE AND PLASTIC ARTS

Autores

  • Maria Neli Barreto UNEMAT

Resumo

O presente trabalho se propõe a fazer um estudo sobre as obras “Os Retirantes” de Candido Portinari e o primeiro capítulo, intitulado Mudança, da obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Pretende-se estabelecer uma relação entre a pintura de Portinari e a obra literária de Graciliano. Ambos com a sua arte retratam a realidade triste do retirante diante da seca e da fome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Neli Barreto, UNEMAT

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT.

Referências

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro. Ouro sobre Azul. 2006.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas; posfácio de Hermenegildo Bastos. – 122ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2013.

Os Retirantes. Disponível em:https//www.culturagenial.com/quadro-retirantes-de-candido- portinari/ acessado em 25 de julho de 2019.

Enterro na rede. https://virusdaarte.net/portinari-enterro-na-rede. Acessado em 25 de julho de 2019.

Criança morta. https:www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/ crianca-morta-candido- portinari/ Acessado em 25 de julho de 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Barreto, M. N. (2021). A CONFIGURAÇÃO DE RETIRANTE: A RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS / THE WITHDRAWAL CONFIGURATION: THE RELATIONSHIP BETWEEN LITERATURE AND PLASTIC ARTS. Revista Athena, 19(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/5239

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS