O TÍMIDO E AS MULHERES: CULTURA, SOCIEDADE E A IMAGEM FEMININA NA OBRA DE PEPETELA/THE SHY AND WOMEN: CULTURE, SOCIETY AND THE FEMALE IMAGE IN PEPETELA'S WORK

Autores

  • Kátia de Oliveira Carvalho UNEMAT
  • Jesuíno Arvelino Pinto UNEMAT

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar e refletir a respeito do movimento que envolve questões culturais na sociedade angolana e como a figura feminina é marcada e descrita pelo escritor nesses contextos temporal e espacial marcados por contrastes. Para a realização da pesquisa buscou-se aporte teórico em Todorov (1976), Lukács (1999), Bhabha (1998), Mata (1993 e 2001), Pinto (2007), Ribeiro (1992), Macedo (2008), dentre outros. O Tímido e as Mulheres é um dos mais recentes romances do escritor angolano Pepetela. A narrativa aborda de maneira leve, agradável e prazerosa, questões sociais de uma Luanda contemporânea, da segunda década do século XXI, com suas atualidades e problemas comuns das metrópoles do terceiro mundo. Nessa obra, Pepetela provoca reflexões acerca da modernidade de Angola, bem como das relações estabelecidas a partir da sua emancipação política. O foco central da narrativa centra-se nas questões femininas vivenciadas em Luanda, no momento de transição e re (adaptação), ressaltando o contraste entre o velho e o novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia de Oliveira Carvalho, UNEMAT

Mestranda em Letras pelo PPGLETRAS, da Universidade do Estado de Mato Grosso /Sinop. 

Jesuíno Arvelino Pinto, UNEMAT

Doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso /Sinop. Professor do PPGLETRAS/ UNEMAT/ Sinop.

Referências

BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução: Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

LUKÁCS, Georg. O romance como epopeia burguesa. Trad. Letízia Zini Antunes. In: Ad hominen I: Revista de Filosofia, Política, Ciência da História. Tomo II Música e Literatura. São Paulo: Ad Hominem, 1999.

MATA, Inocência. Silêncios e falas de uma voz inquieta. Lisboa, Mar Além, 2001, p. 196-197.

MATA, Inocência. Ficção e história literatura angolana: o caso de Pepetela. Luanda: Edições Mayamba/Lisboa: Edições Colibri,1993.

MACEDO, Tania. Luanda, cidade e literatura. São Paulo: Editora UNESP; Luanda (Angola): Nzila, 2008.

PEPETELA. O tímido e as mulheres. São Paulo: Editora Leya, 2014.

PINTO, Alberto Oliveira. O colonialismo e a coisificação da mulher no cancioneiro de Luanda, na tradição oral angolana e na literatura colonial portuguesa. In: MATA, Inocência; PADILHA, Laura Cavalcante (Orgs.). A mulher em África – vozes de margem sempre presente. Lisboa: Colibri, 2007, p. 35-49.

RIBEIRO, Maria Aparecida. A mulher e a cidade: uma leitura da narrativa angolana, Revista Crítica de Ciências Sociais, no 34, fevereiro de 1992, p. 85-97.

TODOROV, Tzvetan. As categorias da narrativa literária. In. BARTHES, Roland et. al. (Org.). Análise estrutural da narrativa. 4. ed. Tradução de Maria Zélia Barbosa Pinto. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 209-254.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

Carvalho, K. de O., & Pinto, J. A. (2021). O TÍMIDO E AS MULHERES: CULTURA, SOCIEDADE E A IMAGEM FEMININA NA OBRA DE PEPETELA/THE SHY AND WOMEN: CULTURE, SOCIETY AND THE FEMALE IMAGE IN PEPETELA’S WORK. Revista Athena, 19(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/5247

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS