PO DI SANGUI: CALACALADO E O MUDO QUE FALA – PRÁTICA DE DESCOLONIZAÇÃO E PRÉDICAS DO CINEMA FEITO POR FLORA GOMES/PO DI SANGUI: CALACALADO AND THE MUTE THAT SPEAKS - DECOLONIZATION PRACTICE AND CINEMA PREDICTIONS MADE BY FLORA GOMES

Autores

  • Fábio Falcão Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Palavras-chave:

Descolonização. Cultura. Flora Gomes. Po di Sangui.

Resumo

O presente artigo analisa o filme Po di Sangui, de Flora Gomes, com a finalidade de perceber como os personagens compreendem o mundo a sua volta. Para isso, serão tomados como suporte teórico alguns autores que discutem a descolonização, a fim de demostrar que a proposta cinematográfica desse notável realizador reverbera historicismo e engajamento político. Desse modo, a narrativa de Po di Sangui constrói-se de forma empenhada, na medida em se atribui significados aos símbolos que, ao serem articulados a outros elementos, institui um espaço de debate de ideias.

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Biografia do Autor

Fábio Falcão Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor e Professor Adjunto do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

2022-06-24

Como Citar

Falcão Oliveira, F. . (2022). PO DI SANGUI: CALACALADO E O MUDO QUE FALA – PRÁTICA DE DESCOLONIZAÇÃO E PRÉDICAS DO CINEMA FEITO POR FLORA GOMES/PO DI SANGUI: CALACALADO AND THE MUTE THAT SPEAKS - DECOLONIZATION PRACTICE AND CINEMA PREDICTIONS MADE BY FLORA GOMES. Revista Athena, 21(2), 117–135. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/6338

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS