EM FACE DO PODER: UMA LEITURA DE O ABAJUR LILÁS DE PLÍNIO MARCOS
Resumo
O texto cênico O Abajur Lilás (1969), juntamente com outras obras de Plínio Marcos, exploram a temática da marginalidade através das angustias de suas personagens. Contudo, na obra que elegemos para esta reflexão, depreendemos que a representação da prostituta, função atribuída às protagonistas, ultrapassa as fronteiras da configuração dos dramas existenciais do meretrício, pois acreditamos que a maneira como o autor direcionou o comportamento das personagens em face do poder, constitui-se de um interstício que nos possibilita uma leitura mais profunda, sobre o contexto paradigmático, a cultura, fazendo do texto uma cadeia simbólica que apresenta, sob a imagética do prostíbulo, o espírito de revolta contra questões políticas contemporâneas à sua produção. Para embasar nossa pesquisa, utilizaremos os estudos de Simone de Beauvoir, Augusto Boal e Sábato Magaldi, fundamentalmente.Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo – vol. II – A experiência vivida. Tradução de Sérgio Milliet. 2ª Edição. São Paulo: Difusão Europeia do Livro. 1967.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 6ª edição. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1991.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. 5º Edição. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
D?ONOFRIO, Salvatore. Forma e Sentido do Texto Literário. São Paulo: Ática, 2007.
FONTANIER, P. As Figuras do Discurso. Paris: Flammarion, 1968.
MAGALDI, Sábato. Panorama do Teatro Brasileiro. 5ª ed. São Paulo: Global, 2001.
MARCOS, Plínio. Plínio Marcos. Seleção e prefácio Ilka Marinho Zanotto. São Paulo: Global, 2003. (Coleção Melhor teatro)
ROSENFELD, Anatol. Texto/Contexto I. 5º Edição. São Paulo: Perspectiva. 1996.