MELOPOÉTICA: A SIMSIOSE LITEROMUSICAL
Resumo
A proposta deste artigo é realizar uma reflexão comparativa sobre duas vertentes artísticas que acompanham o desenvolvimento da humanidade, a Literatura e a Música, utilizando a melopoética, a área que estuda obras que são consideradas literomusicais, ou seja, obras musicais que possuem em seu bojo elementos literários que ampliam de forma significativa o patamar semântico das mesmas, assim como literárias que se utilizam de elementos musicais para criar uma polifonia semântica. Também mostraremos a questão do entrelaçamento melopoético, ou seja, que o sentido [a representação] se constrói juntamente com os recursos musicais: as progressões, as pausas, o ritmo, a intensidade dos instrumentos etc. Para tal foram selecionadas duas obras que possuem em sua gênese essas características literomusicais, a saber, as canções “Construção” [Chico Buarque] e Rats [The Kinks] como matéria prima para constatar esse emaranhado representacional.Downloads
Referências
BUARQUE, Chico. Construção. São Paulo: Cultura, 1971.
BUCK, Peter. The Kinks. In: REVISTA ROLLING STONE. Edição Especial: Os 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. São Paulo: Spring Publicações, 2012, p. 81.
CAVALCANTI, Luciano Marcos Dias. Música e poesia em Manoel Bandeira. In: Estação Literária Vagão-volume 3 (2009) – 1-93. ISSN 1983-1048. Disponível em: http://www.uel.br/pos/letras/EL Acesso em 05 de Jan. de 2014.
CORTEZ, Clarice Zamonaro & CASAGRANDE, Sarah. Mário de Andrade: “inspiração”, poesia e música. In: ACTA SCIENTIARUM (Revista Eletrônica) Maringá, v. 28 n.2 p. 143 -154, 2006. Disponível em:
<http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/146/69> Acesso em 05 de Jan. de 2014.
DAGLIAN, Carlos. Poesia e Música. São Paulo. Perspectiva. 1985.
MEDAGLIA, Júlio. Balanço da Bossa Nova. In: Balanço da Bossa e outras bossas. (Org.: Augusto de Campos) São Paulo, Perspectiva, 1978.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Literatura e Música: modulações pós-coloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.
THE KINKS. Lola versus Powerman and the Moneygoround, Part One. Label, 1970.
WERLANG, Gérson Luís. A música na obra de Érico Veríssimo: polifonia, humanismo e crítica social. Passo Fundo. Méritos. 2011.