A ESCRITA COSMOPOLITA DE ALEXANDRE HERCULANO: ECLETISMO E INTERPRETAÇÕES ROMÂNTICAS

Autores

  • Leonardo Atayde Pereira FFLCH/USP

Resumo

Alexandre Herculano foi um intelectual de interesses variados e que soube captar toda a efervescência histórica europeia do século XIX, como a expansão do movimento liberal e do pensamento romântico. Sua produção, formada por trabalhos de cunho jornalístico, literário e historiográfico, revela uma intensa preocupação com os rumos políticos e culturais de Portugal e traça uma unidade temática que tem o “historicismo romântico” como eixo principal e revelador do ecletismo de ideias presentes no pensamento de Herculano. Tanto o “historicismo romântico”, quanto a constatação de um vasto cabedal de vertentes teóricas, advindas do diálogo com o trabalho e as ideias dos mais diversos autores liberais e românticos da Europa, ajudaram a moldar a visão de mundo de Herculano. Pensando nessa unidade temática, no ecletismo de ideias e na presença condicionante do “historicismo romântico” da obra de Herculano, há como situar o autor dentro de um contexto intelectual liberal e romântico, e identificar, dentro das possibilidades de um artigo, as possíveis linhas teóricas, filosóficas e historiográficas, presentes no romance histórico Eurico, o presbítero, de 1843, tomando como referências o seu famoso escrito Cartas sobre a História de Portugal, de 1842, e a introdução da Historia de Portugal, de 1846.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CATROGA, Fernando. “Cap.2 – Alexandre Herculano e o Historicismo romântico”. In: CATROGA, Fernando; MENDES, José Maria Amado; TORGAL, Luís Reis. História da História em Portugal (Séculos XIX – XX) – Volume I (A História através da História). Coimbra: Temas e Debates Atividades Editoriais, Lda, 1998.

FALCON, Francisco José Calazans. “Historicismo: Antigas e Novas Questões”. In: História Revista (Revista do Departamento de História e do Programa de Mestrado em História). Goiânia, 7 (1/2), jan./dez. 2002, p.23 – 54.

HERCULANO, Alexandre. Eurico, O Presbítero. 1ª edição de 1843 no Panorama, 1ª edição em volume de 1844, São Paulo: Editora Ática, 1999.

___________________. Eurico, O Presbítero. 1ª edição de 1843 no Panorama, 1ª edição em volume de 1844, Edição crítica dirigida e prefaciada por Vitorino Nemésio. Notas e apêndices estabelecidos por Maria Helena Lucas. Glossário Arábico de David Lopes, revisto por Joaquim de Abreu Figanier. O Monasticon – Tomo I, Lisboa: Livraria Bertrand, 39ª edição, s/d.

_______________. “Cartas sobre a História de Portugal”- Revista Universal lisbonense. 1ª edição de 1842. In: Alexandre Herculano. Opúsculos – (Tomo V) – Controvérsias e Estudos Históricos (Tomo II). 5ª edição. Portugal: Livraria Bertrand, 1ª edição de 1881, s/d.

_______________. “A Velhice”. In: Panorama, nº 170, 01/08/1840. Scenas de um Ano de Minha Vida e Apontamentos de Viagens. Coordenação e prefácio de Vitório Nemésio. Lisboa: Editora Bertrand, 1934. Referência obtida do livro de Maria de Fátima Marinho. O Romance Histórico em Portugal. Porto: Editora Campo das Letras, 1999.

______________. História de Portugal – Introdução. 1ª edição de 1846. Lisboa: Ulmeiro, 1980.

LOWY, Michael & SAYRE, Robert. Revolta e Melancolia – O romantismo na contramão da modernidade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1995

MACEDO, Jorge Borges de. Alexandre Herculano – Polémica e Mensagem. Prêmio de Ensino Alexandre Herculano 1977/78. Portugal: Livraria Bertrand, 1980.

MARINHO, Maria de Fátima. O romance histórico em Portugal. Porto: Ed. Campo das Letras, 1999.

MIRANDA, José Américo. “Romance e História”. In: Maria Cecília Bruzzi Boechat; Paulo Motta Oliveira; Silvana Maria Pessôa de Oliveira (Orgs.). Romance Histórico em Portugal (Recorrências e Transformações). Belo Horizonte: FALE/UFMG, Centro de Estudos Portugueses, 2000.

NUNES, Benedito. “A Visão romântica”. In: GUINSBURG, J.(Org.). O Romantismo. São Paulo, Editora Perspectiva, 1978.

OLIVEIRA, Paulo Motta. “Alexandre Herculano: malhas da história, armadilhas da ficção”. In: Maria Cecília Bruzzi Boechat, Paulo Motta Oliveira, Silvana Maria Pessôa de Oliveira. (Orgs.). Romance Histórico (Recorrências e Transformações). Belo Horizonte: FALE/UFMG, Centro de Estudos Portugueses, 2000.

PEREIRA, B. Capelo. “Verbete: Herculano”. In: BUESCU, Helena Carvalhão (Coord.). Dicionário do Romantismo Literário Português. Lisboa: Editorial Caminho, S.A., 1997.

SARAIVA, António José & LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. Portugal: Porto Editora, 1975.

SARAIVA, António José. Herculano e o Liberalismo em Portugal. Lisboa: Livraria Bertrand, 1977.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

Pereira, L. A. (2014). A ESCRITA COSMOPOLITA DE ALEXANDRE HERCULANO: ECLETISMO E INTERPRETAÇÕES ROMÂNTICAS. Revista Athena, 5(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/87

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS