DE ODOR NOTURNO A ROMANCE PRODUZIDO EM CONTEXTO PERIFÉRICO/FROM NOCTURNE ODOR TO NOVEL PRODUCED IN PERIPHERAL CONTEXT

RELAÇÕES ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA EM RAINHAS DA NOITE, DE JOÃO PAULO BORGES COELHO/RELATIONS BETWEEN FICCION AND HISTORY IN RAINHAS DA NOITE, BY JOÃO PAULO BORGES COELHO

Autores

  • Marcos Vinicius Caetano da Silva Universidade de Brasília (POSLIT/UnB)

Palavras-chave:

Literatura. História. Romance. Real. João Paulo Borges Coelho.

Resumo

O presente artigo pretende uma análise do romance Rainhas da noite, escrito pelo moçambicano João Paulo Borges Coelho. O estudo considera a teoria do romance e as particularidades da forma produzida em contexto moçambicano. Também, as relações entre literatura e história destacam a estrutura da narrativa, que possui dois narradores: um historiador e a esposa de um engenheiro da companhia belga, que explora carvão em Moçambique. Os contatos entre ficção e realidade realçam as figuras de personagens que dão a ver diferentes aspectos da nação em diferentes estágios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Vinicius Caetano da Silva, Universidade de Brasília (POSLIT/UnB)

    Mestrado e doutorado concluídos no Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade de Brasília (POSLIT/UnB). Atua como Professor de Português da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC-MT), na cidade de Rondonópolis. Seus âmbitos de estudo se voltam às literaturas de língua portuguesa, ao pós-colonialismo, ao romance histórico e à estética realista.

Referências

AMUTA, Chidi. The theory of african literature: implications for practical criticism. Londres: Zed Books, 1989.

ARISTÓTELES. Poética. Traduzido por Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2010.

CANDIDO, Antonio. “Literatura e subdesenvolvimento”. In: A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989. p. 141-162.

COELHO, João Paulo Borges. Rainhas da noite. Maputo: Ndjira, 2013.

LUKÁCS, György. “O romance como epopeia burguesa”. In: Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1967. Organização, introdução e tradução de Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011. p. 193-243.

______________. Marxismo e teoria da literatura. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho. 2a. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MATUSSE, Gilberto. A construção da imagem de moçambicanidade em José Craveirinha, Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa. Maputo: Livraria Universitária da UEM, 1998.

MEDONÇA, Fátima. Literatura moçambicana: as dobras da escrita. Maputo: Ndjira, 2011.

NOA, Francisco. Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária. São Paulo: Kapulana, 2015a.

______. Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo. São Paulo: Kapulana, 2015b.

SANTOS, Pedro Brum. Teorias do romance: relações entre ficção e história. Santa Maria: Ed. UFSM, 1996.

WATT, Ian. A ascensão do romance: estudos sobre Dafoe, Richardson e Fielding. Traduzido por Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

Silva, M. V. C. da. (2022). DE ODOR NOTURNO A ROMANCE PRODUZIDO EM CONTEXTO PERIFÉRICO/FROM NOCTURNE ODOR TO NOVEL PRODUCED IN PERIPHERAL CONTEXT : RELAÇÕES ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA EM RAINHAS DA NOITE, DE JOÃO PAULO BORGES COELHO/RELATIONS BETWEEN FICCION AND HISTORY IN RAINHAS DA NOITE, BY JOÃO PAULO BORGES COELHO. Revista Athena, 22(1), 99-114. https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/11440