DO CONTO À PINTURA: RUPTURAS E CONTINUIDADES ENTRE “O SORRISO DA MONALISA” (AGNALDO RODRIGUES DA SILVA) E MONA LISA (LEONARDO DA VINCI)/FROM STORY TO PAINTING: RUPTURES AND CONTINUITIES BETWEEN “THE SMILE OF MONALISA” (AGNALDO RODRIGUES DA SILVA) AND MONA

Autores

  • Lucimaira da Silva Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Estudos Interartes. Aproximações e Distanciamentos. Mona Lisa. Leonardo da Vinci. Agnaldo Rodrigues da Silva.

Resumo

Este artigo traz uma análise sobre o conto “O Sorriso da Monalisa”, publicado no livro Dose de Cicuta (2011), do escritor mato-grossense Agnaldo Rodrigues da Silva. Além disso, apresenta um breve relato sobre a trajetória do autor, destacando sua intervenção para além da literatura, fundamentalmente na cultura e arte. No tocante à análise, serão levadas a debate as aproximações entre “O sorriso de Monalisa” e a famosa pintura Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, datada entre os anos 1503 a 1506. Pelo viés comparatista, o estudo privilegiará as relações interartes, nas perspectivas intertextuais e extratextuais, reverberando aproximações e distanciamentos, rupturas e continuidades, semelhanças e dessemelhanças, frente a culturas, tempos e espaços distintos. A aproximação entre Literatura e Arte pode ser estudada no campo dos estudos interartes, onde as relações estão embasadas nas teorias da cultura, estética e da própria história das sociedades que, na perspectiva da solidariedade entre povos e nações, se cruzam e complementam. Agnaldo Rodrigues traz em sua literatura uma forte presença artística que, sem dúvida, reverbera a sua atuação para além da produção literária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucimaira da Silva Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/UNEMAT), do Câmpus de Tangará da Serra-MT.

Referências

BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os grandes livros e os escritores essenciais de todos os tempos. Tradução: Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 1994.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura comparada. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

DIAS, MHM., and PITERI, SHOR. orgs. A literatura do Outro e os Outros da literatura [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 91 p.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Literatura e cinema: interseções, Disponível em: <https://www.scielo.br/j/elbc/a/Zgc9yYVpg3vSQMXK59cWb7K/?format=pdf&lang=pt >. Acesso em 17 de julho de 2023

SILVA, Agnaldo Rodrigues da. A Penumbra: contos de introspecção. Cáceres: Editora Unemat, 2004, 73 p.

______, Agnaldo Rodrigues da. Mente Insana. Cáceres: Editora Unemat, 2008.

______, Agnaldo Rodrigues da. Dose de cicuta: contos. Cáceres: Editora Unemat, 2011, 84 p.

______, Agnaldo Rodrigues da. Baú de pecados. 1. ed. Cuiabá-MT: Carlini & Carniato Editorial, 2020, 96 p.

______, Agnaldo Rodrigues da. Fantasmas em Vila Maria, Cáceres: Ed. Unemat, 2021.

______, Agnaldo Rodrigues. Site da Academia Mato-grossense de Letras. Disponível em:

https://academiamtdeletras.com.br/agnaldo-da-silva/item/100-agnaldo-rodrigues-da- silva-perfil. Acesso em: 10 Out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS/ ENSAIOS

Como Citar

DO CONTO À PINTURA: RUPTURAS E CONTINUIDADES ENTRE “O SORRISO DA MONALISA” (AGNALDO RODRIGUES DA SILVA) E MONA LISA (LEONARDO DA VINCI)/FROM STORY TO PAINTING: RUPTURES AND CONTINUITIES BETWEEN “THE SMILE OF MONALISA” (AGNALDO RODRIGUES DA SILVA) AND MONA. (2023). Revista Athena, 25(02), 44-58. https://periodicos.unemat.br/index.php/athena/article/view/12299

Artigos Semelhantes

1-10 de 251

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.