A INCOMPLETUDE HUMANA NO TEATRO MODERNO/THE HUMAN INCOMPLETENESS IN MODERN THEATRE
Resumo
Neste artigo, propomos a análise de dois textos que compõem a produção cênica moderna de língua oficial portuguesa. A peça brasileira Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues e a peça portuguesa Memórias de uma Mulher Fatal, de Augusto Sobral. Ambas alcançaram relevo nos estudos literários e culturais dos respectivos países, já que as produções cênicas abarcam o universo das construções psicológicas em diálogo com o ser humano, seus conflitos psicológicos e sua postura social. As protagonistas apresentam traços de personalidade em comum, porque usam os desejos para completar os traços de suas identidades e abastecer a sensação de incompletude. Os dramaturgos criam ruptura com a lógica linear do tempo e da linguagem, já que fazem uma investigação da psique humana, pelo viés da ficção teatral, ao abordarem os problemas ligados à intimidade mental e à sensação de incompletude das personagens por eles construídas, expressando maneiras de entender os homens e o modo de vida na modernidade.
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Referências
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