QUATRO LUAS : QUESTÕES DE GÊNERO NA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA PARAIBANA / QUATRO LUAS: GENDER ISSUES IN THE FEMALE AUTHOR LITERATURE OF PARAIBA
Resumo
São cada vez mais recorrentes estudos sobre representação de gêneros no tocante à literatura de autoria feminina. Com este recorte, este trabalho surge a partir da curiosidade em saber de que maneira as autoras paraibanas “ de meia idade” criam personagens femininas em suas relações com o seu corpo, sua casa e o patriarcado, numa coletânea de contos, que foram publicados numa editora também paraibana, nos primeiros anos de 2000, não devendo em nada quando comparadas a outras escritoras, de regiões distantes da Paraíba. É importante dizer que esta pesquisa tem como base o texto literário, dialogando diretamente com produções e pensamentos de estudos culturais, sociais e de gênero, a despeito de Costa (1983), Durham, (1982), Beauvoir (2016), Xavier (1999; 2007; 2014), Showalter (1993), Priore (1996), Kolontai (2011), dentre outros estudiosos, que reforçam a ideia de literatura inseparável da sociedade como arte mimética e como a arte de representação social.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar Edições, 2002.
CAVALCANTI, Mercedes; LIMEIRA, Maria J.; REZENDE, Maria V.; ARNAUD, Marília. Quatro Luas. João Pessoa: Ideia, 2002.
COSTA, Jurandir. Freire. Ordem médica e norma familiar. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
DURHAM, Eunice Ribeiro. Família e Casamento. Anais do III encontro Nacional de Estudos Populacionais, 1982. http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/pdf/1982/T82V1A002.pdf
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Tradução Leandro Konder. 9.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. Vol. 99. (coleção perspectiva do homem)
KOLONTAI, Alexandra. A nova mulher e a moral sexual. São Paulo: Expressão Popular, 2005.
MILL, Stuart. A sujeição das mulheres. Trad. Débora Ginza. São Paulo: Escala, 2006.
PARENTE CUNHA, Helena. Quem conta um conto, aumenta quantos pontos? In: SILVA, Antonio de P. D. Identidades de gênero e práticas discursivas. Campina Grande: EDUEPB, 2008.
PRIORE, M. (1996). O papel branco, a infância e os jesuítas na colônia. In M. Priore (Org.), História da criança no Brasil (4.ed., p.10-27). São Paulo: Contexto.
RIBEIRO, Maria Goretti. In: DIAS, Antônio de Pádua da Silva. Mulheres representadas na literatura de autoria feminina: vozes de permanência e poética de agressão. Campina Grande: EDUEPB, 2010.
SHOWALTER, Eliane Anarquia sexual: sexo e cultura no fin de siècle. Trad. Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.