PODER E CONTROLE: O IMPACTO DE NÓS, DE IEVGUÊNI ZAMIÁTIN, UM SÉCULO MAIS TARDE / POWER AND CONTROL: THE IMPACT OF WE, BY YEVGENY ZAMYATIN, A CENTURY LATER
Resumo
Nós, de Ievguêni Ivânovich Zamiátin, é uma obra que se relaciona às temáticas social e política por meio da conduta controladora e manipuladora do Estado Único, sistema de governo totalitário que compõe a narrativa ficcional. Apesar de o livro Nós apresentar uma forma de manipulação e controle diferente da atualidade, vivenciá-la, através da obra, leva-nos à reflexão e ao despertar crítico das novas formas de dominação. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar os artifícios ficcionais utilizados na construção da temática central - o Totalitarismo - integrando conteúdo e forma, alcançando o máximo da realização estética e literária. Para tal, tomaremos como base, principalmente, a noção de redução estrutural proposta por Antonio Candido (2006; 2015) e, complementarmente, colocaremos em diálogo as discussões acerca da representação da realidade apresentadas por Erich Auerbach (2002) e Antoine Compagnon (2012).Downloads
Referências
ABDALA JUNIOR, Benjamin. Memórias de uma geração da utopia, ou da esperança como princípio. Em Abril Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, v. 5, nº 8, 2013.
AUERBACH, Erich. Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
BOOKER, M. Keith. The dystopian impulse in modern literature: fiction as social criticism. Westport: Greenwood, 1994.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9ªed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CANDIDO, Antonio Dialética da malandragem. In:_____. O discurso e a cidade. 5ªed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2015.
COMPAGNON, Antoine. O Mundo. In: O Demônio da Teoria: Literatura e senso comum. 2ªed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no College de France. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
HAN, B. C. Psicopolítica: neoliberalismo y nuevas técnicas de poder. Barcelona: Herder, 2014ª.
ZAMIÁTIN, Ievguêni. Nós. Tradução de Gabriela Soares. São Paulo: Aleph, 2017.