A leitura dos jornais do interior da Bahia do início do século XX: Análise do acervo do CEDOC/UESC.

Autores

Palavras-chave:

Folkcomunicação, Jornalismo de Interior, Bahia

Resumo

O jornalismo do interior passou por muitas transformações nos últimos cem anos. Uma das transformações é a migração para o suporte digital de suas edições na tentativa de reduzir os custos de impressão e distribuição, além de conter a diminuição gradual da circulação e periodicidade devido aos custos gráficos. Este artigo, fruto de uma investigação experimental e em andamento, trata do jornalismo regional no estado da Bahia. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, com a metodologia de Estudo de Caso e Análise de Discurso, foram examinados dois jornais do início do século XX para buscar conhecer seus conteúdos e linguagens em a busca por marcadores linguísticos que indiquem uma aproximação com o público regional. O que se descobriu é que a formação de jornais na macrorregião de Ilhéus e Itabuna é de origem elitista e todos os jornais analisados buscavam manter um diálogo com a elite regional, ignorando o valor das classes populares e trabalhadoras da região da sua época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Pires de Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Professor Titular do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz em ilhéus/BA.

    Pesquisador de Folkcomunicação. Rádio e Televisão e Jornalismo digital.

Referências

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de idéias [recurso eletrônico]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.

CANCLINI, Nestor Garcia. Hybrid Cultures: Strategies For Entering And Leaving Modernity. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.

CARVALHO, Philipe Murillo S. A sociedade Monte Pio dos Artistas de Itabuna: trabalhadores, cultura associativa e o republicanismo dos de baixo, 1920-1930. In: XIX ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA 2014, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora Disponível em: http://www.encontro2014.mg.anpuh.org/resources/anais/34/1400275010_ARQUIVO_PhilipeMurilloS.deCarvalhoAnpuhMG.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.

DICIONÁRIO. tinhoso - Dicionário Online Priberam de Português. 2022a. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/tinhoso. Acesso em: 24 ago. 2022.

DICIONÁRIO. enjeitado - Dicionário Online Priberam de Português. 2022b. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/enjeitado. Acesso em: 24 ago. 2022.

DICIONÁRIO. melé - Dicionário Online Priberam de Português. 2022c. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/melé. Acesso em: 24 ago. 2022.

DORNELLES, Beatriz Corrêa Pires. O Futuro Dos Jornais Do Interior. Intratextos, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 16, 2012. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/intratextos/article/view/2171.

JERÓNIMO, Pedro. Ciberjornalismo de proximidade: Redações, jornalistas e notícias online. Covilhã, Portugal: LabCom, 2015.

JERÓNIMO, Pedro. Media e jornalismo de proximidade na era digital. Covilhã, Portugal: LabCom, 2017.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos Discursos. São Paulo: Parábola Editora, 2008.

MELO, José Marques De. Introdução a Folkcomunicação: Gênese, paradigmas e tendências. In: Folkcomunicação: Teoria e Metodologia. São Bernardo do Campo: UMESP, 2004. p. 11–24.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2007.

RADCLIFFE, Damian. Local Journalism in the Pacific Northwest: Why It Matters, How It’s Evolving, and Who Pays for ItAgora Report. Eugene.

RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de Discurso (para a ) Crítica: O texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2011.

REIS, Meire Lúcia Alves Dos. À C o r d a N o t í c i a : discursos sobre o negro na imprensa baiana 1888-1937. 2000. Universidade Federal da Bahia, [S. l.], 2000.

SOUZA, Gabriel José Brandão. A Construção histórica da sociedade do cacau. Os conflitos políticos e ideológicos sob uma nova perspectiva no exercício do poder local das facções políticas na cidade de Ilhéus-Ba. In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/eliana_cristina_albuquerque.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.

YIN, Robert K. Case study research : design and methods. 6th ed. ed. Thousand Oaks, Calif.: Thousand Oaks, Calif. : Sage Publications, 2017.

Publicado

2023-08-01

Como Citar

A leitura dos jornais do interior da Bahia do início do século XX: Análise do acervo do CEDOC/UESC. (2023). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 8(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ccs/article/view/10443

Artigos Semelhantes

1-10 de 148

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.