O Versão Completa "Olhares para o futuro" | RCCS15
Palavras-chave:
Comunicação, Ensino de Jornalismo, Inteligência ArtificialResumo
A questão central que permeia esta edição é como podemos estabelecer uma sobreposição significativa entre a Inteligência Humana e a Inteligência Artificial, aproveitando os pontos fortes de cada uma para melhorar a pesquisa e os resultados educacionais na contemporaneidade? À medida que navegamos no cenário pós-pandemia, caracterizado pelo aumento da virtualidade no tempo e espaço da aprendizagem e da autoaprendizagem, tanto educadores quanto educandos enfrentam desafios e oportunidades únicos para o exercício cognitivo interativo entre ambos, presencial e virtualmente, de maneira inclusiva, democrática e cidadã. A pluralidade dialógica inclui trabalhar políticas públicas que possibilitem ampliar a conexão gratuita nas regiões com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média, navegar pelas complexidades do uso do telefone celular durante as aulas presenciais e lidar com as considerações éticas dos alunos que utilizam ferramentas de Inteligência Artificial gerativa (genAI), como o GPT, em seus trabalhos acadêmicos.
Downloads
Referências
CRISTIAN YÁÑEZ AGUILAR, Élmano Ricarte, Lawrenberg Advíncula da Silva. Cenários Comunicacionais:
Novos diálogos. 1. Portugal: Media XXI, 2021. 532 p.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Comunicação, Cultura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.