O Norte do Sul: cooperação científica multiplataforma nas fronteiras da Comunicação

Autores

  • Márcio Fernandes Fernandes Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (Paraná)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v5i5.1648

Palavras-chave:

Comunicação, Cooperação interinstitucional, Docência

Resumo

Decididos a fomentar a cooperação científica Sul-Sul, professores e estudantes de duas universidades latinas têm protagonizado há seis anos uma experiência singular, na medida em que, a partir das fronteiras da Comunicação (incluindo aspectos geográficos), diversas ações têm ocorrido – buscando também formar novos quadros para este campo do Saber, as Ciências da Comunicação. Trata-se da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Brasil, e da Universidad Nacional de Jujuy (UNJu), Argentina.

Biografia do Autor

Márcio Fernandes Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (Paraná)

Jornalista diplomado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Professor concursado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná, onde atua como chefe de Gabinete da Reitoria e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) e em História (como convidado). Líder do grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC), registrado no CNPq. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, Paraná. Diretor Sul da Intercom Brasil. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutoramento-sanduíche pela Universidade de Lisboa (UL), Portugal.

Referências

FERNANDES, M. O Norte do Sul. Periódika – a vida acadêmica em revista. Guarapuava: Unicentro, n. 02, abr. 2015, p. 19-20.

GOBBI, M. C. Aportes pioneiros em Comunicação na América Latina. In: V Congresso Nacional de História da Mídia. São Paulo, mai./jun. 2007.

RED ZICOSUR UNIVERSITARIO. Declaración de Londrina 2015. Londrina, 2015.

Publicado

2015-11-27

Como Citar

Fernandes, M. F. (2015). O Norte do Sul: cooperação científica multiplataforma nas fronteiras da Comunicação. Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.30681/rccs.v5i5.1648